Mestrandas em Atenção Integral à Saúde realizaram ação educativa em Ijuí - Unijuí

Mestrandas em Atenção Integral à Saúde realizaram ação educativa em Ijuí

 


 

Andrea C. Beuren, Thailene M. Siochetta, Claudia C. D. Sapiezinski e Gabriela G. Mânica

Durante a disciplina de Educação em Saúde, do Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu- Mestrado em Atenção Integral à Saúde, ministrada pelas docentes, Dra. Eniva Stumm e Dra.Janaina Coser, um grupo de estudantes composto por uma Médica Endocrinologista, uma Farmacêutica, uma Dentista e uma Médica Otorrinolaringologista, realizaram uma ação educativa com usuários adscritos à uma ESF no município de Ijuí, sobre o conhecimento em relação ao Diabetes Mellitus (DM).

A opção das mestrandas se deu pelo impacto da referida doença na vida de muitas pessoas, visto que ela acomete cerca de 425 milhões de pessoas no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde-OMS. O objetivo da atividade foi promover uma ação educacional com usuários diabéticos e não diabéticos, com vistas a ampliar seus conhecimentos e, desta forma, melhorar o autocuidado. Nesse contexto, considera-se que atividades de Educação em Saúde que proporcionem informações sobre DM são importantes para que as pessoas sejam capazes de cuidar da saúde, prevenir sua ocorrência, diagnosticar precocemente e trata-la adequadamente.

Durante a atividade, as mestrandas realizaram uma explanação sobre a doença, a qual incluiu conceito de DM, etiologia, fatores de risco, sintomas, diagnóstico, tratamento, complicações e prevenção, além de sanar dúvidas dos participantes e fornecer um molde para auto aplicação de Insulina aos usuários insulinodependentes. Também foram realizadas orientações sobre o uso correto de medicamentos, com ênfase nos hipoglicemiantes. Para avaliação do conhecimento sobre o tema, foi utilizado um questionário. Ao final, após análise dos questionários, foi evidenciado pouco conhecimento pelos participantes sobre a doença. Destes, 25% tinham diagnóstico de DM e 62,5% tinham familiar acometido pela doença. Todos os participantes presentes que responderam as perguntas consideraram importante a realização de ações educacionais em saúde sobre DM.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.