Mestrandos em Atenção Integral à Saúde realizam atividades com uso de metodologias ativas - Unijuí

Nos meses de junho e julho as professoras doutoras do Mestrado em Atenção Integral à Saúde, Eniva Stumm e Janaina Coser, realizaram na disciplina de Educação em Saúde atividades com o uso de metodologias ativas. Durante as aulas  as docentes contextualizaram a prática da educação em saúde, demonstrando aos mestrandos ações, formas metodológicas de abordagem e políticas públicas na prevenção, promoção e reabilitação da saúde.

A partir da divisão em grupos, compostos pelos mestrandos, foi proposto que os mesmos desenvolvessem uma metodologia ativa a partir do diagnóstico situacional, com o objetivo de promover saúde ao público escolhido com uma ação educativa, possibilitando a realização de apontamentos sobre as dificuldades, possíveis soluções e potencialidades frente à realidade vivenciada. Os discentes também realizaram busca na literatura científica das hipóteses explicativas para os pontos observados no diagnóstico situacional.

A prática de ação-investigação permitiu a identificação de possibilidades de transformação da realidade a partir da observação, reflexão, sugestão de hipóteses de solução e aplicação à realidade. Os discentes realizaram ações educativas, construídas de forma conjunta com a comunidade, estudantes, professores e profissionais. Os grupos contribuíram de forma positiva com as comunidades escolhidas, como também influenciaram positivamente na vida acadêmica dos mestrandos, que como futuros docentes poderão utilizar metodologias ativas para qualificar a assistência nos diferentes âmbitos de atuação.