Mestrado em Atenção Integral à Saúde realiza Painel Temático durante o Salão do Conhecimento - Unijuí

O Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) realizou durante a tarde do dia 24 de outubro de 2019, Painel temático durante o Salão do Conhecimento da UNIJUÍ. Na oportunidade, docentes, discentes e egressos do curso de Mestrado em Atenção Integral à Saúde apresentaram projetos e resultados de pesquisa. A atividade consistiu em quatro blocos de apresentações, especificamente dos Grupos de Pesquisa da UNIJUÍ vinculados ao PPGAIS.

De início, a professora Dra. Mirna Stela Ludwig apresentou as investigações cientificas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa de Fisiologia (GPeF). Após, as mestrandas Andrea Cristiani Beuren e Clarissa Chavez Ortiz Roberto falaram sobre a “Pesquisa em Fisiologia com modelos animais e em seres humanos”, apresentando seus projetos de mestrado.

Em seguida, as professoras Dra. Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz e Dra. Eniva Miladi Fernandes Stumm relataram o histórico do Grupo de Pesquisa Cuidado, Gestão e Educação em Enfermagem e Saúde (GPCGES)As mestrandas Caroline Donini Rodrigues e Deise Juliana Rhoden apresentaram as pesquisas que estão em andamento sobre as “Demandas de Cuidado e Segurança do Paciente na Rede de Atenção à Saúde”.

Após breve intervalo, com sorteio de uma cafeteira, a professora Dra. Eliane Roseli Winkelmann apresentou as pesquisas em andamento do Grupo de Pesquisa em Atenção à Saúde (GPAS). Representando egressos do PPGAIS e do GPAS, os egressos Ieda Maria Pedroso Dorneles e Guilherme Galante Heuser explanaram sobre os resultados de suas pesquisas em Reabilitação e Diagnóstico realizadas durante o curso de mestrado.

No final da tarde, a professora Dra. Evelise Moraes Berlezi fez um relato das pesquisas do Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano (Geron), e juntamente com as professoras Dra. Ligia Beatriz Bento Franz e a professora doutoranda pela PUC-RS Ana Paula Pillatt, realizaram o Lançamento do Livro “Fragilidade em Idosos: Causas e Determinantes”. Posteriormente as egressas do mestrado em Atenção Integral à Saúde, Vanessa Adelina Casali Bandeira e Lílian Corrêa Costa Beber, que participaram da elaboração de capítulos para o livro, falaram sobre seus respectivos capítulos.

Sobre o Mestrado.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, em associação ampla entre a Universidade de Cruz Alta (Unicruz) e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).  O Programa dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde.

O Programa está com edital de seleção aberto para a turma 2020 do Mestrado. As inscrições irão até 11 de novembro de 2019. Para se inscrever é necessário acessar a página do programa em https://www.unijui.edu.br/estude/mestrado-e-doutorado/atenco-integral-sade-850

Informações: email (ppgais@unijui.edu.br) ou telefone (55 3332-0522).