Abertas as inscrições para o Mestrado em Atenção Integral à Saúde - Unijuí

Abertas as inscrições para o Mestrado em Atenção Integral à Saúde

Já estão abertas as inscrições para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde da Unijuí. O curso de Mestrado, que conta com 22 vagas, destina-se aos profissionais com formação superior na área da saúde ou áreas afins. O Programa busca promover o debate sobre a atenção integral à saúde, formando profissionais capazes de se apropriar e produzir conhecimento científico, a fim de avaliar as diferentes situações para construção de estratégias integradoras e interdisciplinares que resultem em melhorias e na transformação na saúde da população.

Com inscrições abertas até o dia 10 de novembro, o processo seletivo conta com análise do currículo,  análise da intenção de projeto de pesquisa e entrevista. De acordo com o professor e coordenador do Programa, Thiago Gomes Heck, é importante que o candidato organize o currículo com seus comprovantes, e elabore seu ‘mini-projeto’, a ser apresentado na seleção. “O candidato pode procurar os professores do curso para ajudar na proposição de projeto”, explica. 

O programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional, em associação ampla entre a Unijuí e a Universidade de Cruz Alta - Unicruz, e dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da saúde, com ênfase em duas linhas de pesquisa:  Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde.

O coordenador esclarece que a linha de pesquisa “Processos saúde-doença-cuidado” investiga a atenção à saúde, nas diferentes fases do curso da vida. Estuda, de forma interdisciplinar, os aspectos epidemiológicos, assistenciais e educacionais em saúde, com foco na proteção, cuidado, reabilitação e na prevenção de riscos, agravos, intercorrências e modalidades terapêuticas em saúde. Já a linha de pesquisa “Processos químicos e biológicos em saúde” desenvolve pesquisa experimental e aplicada de forma interdisciplinar. Investiga e desenvolve biomarcadores por meio de estudos in vitro, com modelos animais e com seres humanos. Compreende a produção de conhecimentos científicos de forma a subsidiar e qualificar a atenção à saúde.

Após a conclusão do programa, o egresso do Mestrado está capacitado para atuar em instituições de ensino e serviços de saúde, públicos e privados, pelo desenvolvimento de competências e habilidades para identificar, analisar e compreender os processos químicos e biológicos relacionados à saúde humana, podendo conceber, formular e implementar políticas de saúde. Ele poderá trabalhar como um agente de educação em saúde e de transformação dos serviços, estando preparado para atuar em todos os níveis de atenção à saúde. 

Serão ofertadas bolsas de estudo, a partir de um edital específico, onde serão considerados currículo e prova escrita, com conteúdos relacionados à epidemiologia e bioestatística; políticas públicas de saúde e educação em saúde; ética e bioética na pesquisa com humanos e animais; e biologia humana.

Para se inscrever no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, acesse unijui.edu.br/ppgais. Após a inscrição pelo portal, o candidato deve encaminhar os documentos solicitados no edital para o e-mail ppgais@unijui.edu.br.

Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.