Dissertação do PPG em Atenção Integral à Saúde aponta possível atenuante para sepse - Unijuí

A sepse é uma doença potencialmente grave, desencadeada por uma inflamação que se espalha pelo organismo diante de uma infecção. Ela possui um alto potencial de gravidade e, por isso, é vista com preocupação tanto pelos pacientes quanto pelos profissionais de saúde. Além disso, é a principal geradora de custos nos setores público e privado, devido à utilização de equipamentos sofisticados, medicamentos caros e exigência de muito trabalho por parte da equipe médica, de acordo com o Instituto Latino Americano de Sepse.

Orientado pelos professores doutores Mirna Stela Ludwig e Thiago Gomes Heck, o estudante Maicon Machado Sulzbacher desenvolveu em sua dissertação, junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, uma pesquisa que atenua o efeito da sepse e que foi testada em camundongos, intitulada “Tratamento com proteína de choque térmico de 72 kDa exógena atenua gravidade da sepse”.

O trabalho buscou, a partir da proteína, diminuir drasticamente a magnitude do problema em camundongos e isso se comprovou após as experiências. “Os resultados mostraram que a terapia proposta em nosso estudo foi capaz de atenuar a gravidade da sepse no modelo experimental”, comenta Maicon.

Apesar dos resultados serem considerados satisfatórios para a pesquisa, Maicon afirma que ainda há muito estudo pela frente. “Portanto, outras investigações devem ser realizadas, envolvendo o tratamento com esta proteína, para avaliar aspectos relacionados aos processos que acontecem no desenvolvimento da sepse, em diferentes circunstâncias”, explica.

De acordo com o estudante, o Programa de Pós-Graduação o incentivou e proporcionou espaço para o debate construtivo. “O mestrado instiga a pesquisa científica, sendo capaz de propiciar um ambiente multidisciplinar, com discussões que relacionam os mais diferentes aspectos envolvidos na compreensão e atenção à saúde”, salienta.  O PPG em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, realizado em associação ampla entre a Unijuí e a Unicruz.

Maicon conta que o próximo passo de sua carreira profissional já foi dado. Após ter conquistado o título de mestre, ingressou como docente na Fundação Educacional Machado de Assis (Fema) e no doutorado em Farmacologia, junto à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no qual está sendo coorientado pelo professor Thiago Gomes Heck. “Seguiremos trabalhando para dar continuidade às investigações iniciadas no mestrado”, finaliza.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí