Saúde cardiovascular pauta discussões no seminário do PPGAIS - Unijuí

Saúde cardiovascular pauta discussões no seminário do PPGAIS

Com a realização de três palestras, ocorreu na noite desta terça-feira, 27 de setembro, o Seminário do Programa de Mestrado em Atenção Integral à Saúde da Unijuí. O evento aconteceu de forma online, com transmissão pelo canal da Unijuí no YouTube, e fez parte da Semana do Coração, aberta no domingo e promovida pelos cursos do Núcleo da Saúde da Unijuí e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS), juntamente com o Hospital de Caridade de Ijuí, Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal da Saúde.

Na abertura do evento, a professora doutora Eliane Roseli Winkelmann destacou a relevância da Semana do Coração e próprio seminário, visto o alto índice de obesidade, hipertensão e tabagismo. “Por este motivo, nesta semana estamos realizando várias atividades de promoção à saúde do coração. Nosso grande objetivo é conscientizar os estudantes, profissionais e indivíduos da comunidade quanto aos fatores de risco e a importância de ações de prevenção”, afirmou.

A primeira palestra foi do médico cardiologista e mestrando do PPGAIS, Rivelino Bertollo Junior, que realizou a fala “Infarto Agudo do Miocárdio: o que precisamos saber?”. “Ao longo de uma boa parte da história as doenças cardiovasculares vêm ocupando a liderança do ranking de principais causas de morte e de doença entre a população em geral”, salientou.

Na sequência, foi realizada a palestra “Nutrição e Saúde Cardiovascular: entender para prevenir”, com a nutricionista Ana Paula Corteze Ott, também mestranda do PPGAIS. “É um conjunto de fatores que vai resultar na doença cardiovascular, só que a alimentação é algo rotineiro e a gente percebe que os hábitos alimentares às vezes vão por um caminho que não é satisfatório e interessante para a nossa saúde”, comentou.

Por último, encerrando o Seminário, a professora Eliane ministrou a palestra “Fisioterapia na Reabilitação Cardíaca: prevenir e reabilitar”. A professora expôs a diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre a reabilitação. “Depois, quando houver a doença cardíaca é muito importante que as pessoas saibam da existência da reabilitação para essas doenças”, finalizou.

A Semana do Coração seguiu nesta quarta-feira com uma ação com os pacientes que realizam a reabilitação cardiopulmonar e metabólica no CER III - Unir. As fisioterapeutas e acadêmicas do PPGAIS Cleide Martins Vieira e Gabriela Garcez Breunig foram as convidadas e realizaram uma fala durante  a atividade, intitulada “Descomplicando o Coração”. Também neste dia, às 17h, foi lançado o vídeo “Prevenção na saúde cardiovascular”.

A programação terá sequência nesta quinta-feira, 29 de setembro, das 7h30 às 10h, no qual serão promovidas diversas ações no Unilab, como aferição de pressão arterial, medidas antropométricas, avaliação dos fatores de risco para doenças cardiovasculares por meio de questionário virtual e orientações sobre a prevenção de doenças cardiovasculares. À noite, das 19h15 às 22h30, ocorrerá no Centro de Eventos da Unijuí a atividade “Prática meditativa como estratégia para proteção do sistema cardiovascular”.

Já na sexta-feira, 30 de setembro, a professora Maristela Borin Busnello e estudantes do Estágio em Saúde Coletiva II do curso de Nutrição irão prestar orientações aos pacientes na ESF Luiz Fogliatto, durante o turno da manhã. Além disso, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, ocorrerá na sala de espera da UTI Coronariana do HCI a entrega da cartilha “Protegendo seu coração”, com orientações para os familiares dos pacientes.

Em outubro, nos dias 7 e 8, será realizado o curso “Descomplicando o Eletrocardiograma: bases para a interpretação do eletrocardiograma”, com duração total de seis horas. A promoção é da Liga Acadêmica de Cardiologia e Cirurgia Vascular - LACCVASC. O curso, acontecerá no Centro de Eventos da Unijuí.

Para saber mais sobre a Semana do Coração, acesse o site unijui.edu.br/eventos ou entre em contato com a Central de Eventos da Unijuí, pelo e-mail eventos@unijui.edu.br ou telefone 55 3332 0200 - Ramal 3600.