Atividades promovidas pela Unijuí e parceiros focam na prevenção e promoção da saúde cardiovascular - Unijuí

Na última semana, de 25 a 30 de setembro, a Unijuí, por meio dos cursos do Núcleo da Saúde e do Mestrado em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS), promoveu a Semana do Coração, que contou com a parceria do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), Prefeitura de Ijuí e Secretaria Municipal da Saúde. As atividades foram realizadas em alusão ao Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro, que tem como objetivo proporcionar uma reflexão sobre os cuidados com a saúde.

“Ficamos muito contentes com os resultados dessa promoção. Tivemos vários parceiros, que nos ajudaram a desenvolver atividades de promoção à saúde do coração, que permitiram a orientação e a conscientização da população sobre o cuidado que deve ser mantido com a saúde”, destacou a a fisioterapeuta e professora do PPGAIS, Eliane Roseli Winkelmann, coordenadora da Semana do Coração.

A Semana do Coração foi destinada a profissionais da área da Saúde, estudantes de graduação, mestrandos e comunidade externa. A programação teve início no domingo, dia 25 de setembro, com a 6ª Caminhada e 2ª Corrida do Coração HCI, que reuniu mais de 700 participantes e contou com suporte dos estudantes do Núcleo da Saúde. A ação aconteceu na Praça da República.

Na segunda-feira, 26, foram promovidas atividades nos Laboratórios do curso de Estética e Cosmética da Unijuí, com os pacientes agendados para aula prática da disciplina de Estética na Comunidade. Procedimentos capilares, faciais e de embelezamento, verificação de glicemia, consulta estética e entrega de informativo sobre os impactos da glicação na saúde estiveram entre as ações programadas, que abordaram o tema “Saúde cardiovascular e estética: evite o consumo excessivo de açúcar”.

Na terça-feira, dia 27, ocorreu uma atividade de orientação aos técnicos-administrativos e de apoio da Unijuí, com verificação da pressão arterial e aplicação de questionário sobre saúde do coração. Nesse mesmo horário aconteceu a Gincana do Conhecimento na Saúde do Coração, junto aos estudantes do 2º ano do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Ijuí. Pela parte da tarde, aconteceu uma ação de orientação na sala de espera do Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual (CER III - Unir). À noite, foi realizado o Seminário do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, que contou com três palestras. Uma delas foi coordenada pela professora Eliane Roseli Winkelmann e tratou do tema “Fisioterapia na Reabilitação Cardíaca: prevenir e reabilitar”.

Na quarta-feira, 28, ocorreu uma ação interativa com os pacientes que realizam a reabilitação cardiopulmonar e metabólica no CER III - Unir. As fisioterapeutas e mestrandas do PPGAIS Cleide Martins Vieira e Gabriela Garcez Breunig foram as convidadas para palestrar durante a atividade, intitulada “Descomplicando o Coração”. Também neste dia, houve o lançamento, em diversos idiomas, do vídeo “Prevenção na saúde cardiovascular”.

No dia 29, foram promovidas diversas ações no Unilab, como aferição de pressão arterial, medidas antropométricas, avaliação dos fatores de risco para doenças cardiovasculares por meio de questionário virtual e orientações sobre a prevenção de doenças cardiovasculares. À noite, ocorreu no Centro de Eventos a atividade “Prática meditativa como estratégia para proteção do sistema cardiovascular”.

Fechando a programação, na sexta-feira a professora Maristela Borin Busnello e estudantes do Estágio em Saúde Coletiva II, do curso de Nutrição, prestaram orientações aos pacientes na ESF Luiz Fogliatto, durante o turno da manhã. Além disso, de segunda a sexta-feira, ocorreu na sala de espera da UTI Coronariana do HCI a entrega da cartilha “Protegendo seu coração”, com orientações para os familiares dos pacientes.

“Conseguimos retomar, pós-pandemia, esse programa de sucesso que a Unijuí vem promovendo desde 2010 e que, ao longo dos anos, vem ganhando parceiros. É extremamente importante prevenir e promover a saúde cardiovascular e não falarmos sobre este tema apenas quando uma doença estiver instalada”, destacou a professora Eliane, lembrando que ações ligadas à Semana do Coração ainda serão realizadas.

Nesta semana, nos dias 7 e 8, será realizado o curso “Descomplicando o Eletrocardiograma: bases para a interpretação do eletrocardiograma”, com duração total de seis horas. A promoção é da Liga Acadêmica de Cardiologia e Cirurgia Vascular. O curso, destinado a estudantes e profissionais de Enfermagem, Fisioterapia e Medicina, acontecerá no Centro de Eventos da Unijuí. O valor da inscrição e mais informações podem ser obtidas neste link.