PPG em Atenção Integral à Saúde está com inscrições para a primeira turma de Doutorado - Unijuí

Estão abertas as inscrições para a primeira turma do curso de Doutorado em Atenção Integral à Saúde, ofertado de forma interinstitucional entre a Unijuí, Unicruz e URI Erechim, na área Interdisciplinar. São 18 vagas que podem ser disputadas por candidatos formados na área da Saúde e que possuem o título de mestre. As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de março de 2024, no site unijui.edu.br/ppgais.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPG) em Atenção Integral à Saúde dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: “Processos saúde-doença-cuidado”, que investiga a atenção à saúde, nas diferentes fases do curso da vida e estuda, de forma interdisciplinar, os aspectos epidemiológicos, assistenciais e educacionais em saúde, com foco na proteção, cuidado, reabilitação e na prevenção de riscos, agravos, intercorrências e modalidades terapêuticas em saúde.

A segunda linha, “Processos químicos e biológicos em saúde”, desenvolve pesquisa experimental e aplicada de forma interdisciplinar, investigando biomarcadores por meio de estudos in vitro, com modelos animais e com seres humano, além de compreender a produção de conhecimentos científicos de forma a subsidiar e qualificar a atenção à saúde.

Segundo a coordenadora do PPGAIS, professora Adriane Kolankiewicz, os doutorandos podem esperar uma formação de excelência no Programa. “Os  estudantes terão uma formação científica de qualidade para atuar tanto na pesquisa, quanto no ensino e serviços de saúde. Ser desenvolvido em três instituições de ensino proporciona a oportunidade aos estudantes de usufruir da estrutura das Universidades, bem como, amplia o escopo dos professores, tendo em vista a diversidade de formação e experiências diversas, permitindo um olhar ampliado e interdisciplinar sobre a realidade, contribuindo para atenção integral à saúde”, pontuou.

Além disso, o Doutorado em Atenção Integral à Saúde possibilita o diálogo e desenvolvimento de trabalhos em parceria com pesquisadores de outros Estados e Países. “Isso permite um olhar ampliado ao doutorando em formação, e desta maneira aliado ao conhecimento científico e da sua formação de pesquisador, ele poderá contribuir para os avanços da ciência e qualidade da saúde da população brasileira, bem como, dos serviços de saúde nos diferentes níveis de atenção de maneira interdisciplinar com olhar integral ao sujeito, para o fortalecimento do sistema de saúde brasileiro. Por meio de interações com pesquisadores do exterior”, destacou a coordenadora.