Mestrando de Atenção Integral à Saúde apresenta resultados de pesquisa realizada junto ao CER III - Unir - Unijuí

O estudante do Mestrado em Atenção Integral à Saúde da Unijuí, Domingos Bernardo, socializou na quinta-feira, 28 de dezembro, os resultados da pesquisa realizada por ele junto ao Centro Especializado em Reabilitação Física, Visual e Cognitiva da Unijuí - CER III Unir.

Os dados foram apresentados para a equipe do Centro e para a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS). Segundo o mestrando, a pesquisa faz parte da sua dissertação e teve como objetivo examinar a qualidade dos serviços de reabilitação no CER III - Unir, com base nos registros dos usuários.

“O estudo buscou entender o impacto dos serviços na vida das pessoas com deficiência, identificar barreiras à reabilitação e avaliar o uso de tecnologias assistivas. Para isso, foram analisados dados de 2021 a 2023, incluindo levantamentos feitos entre os meses de abril e agosto, além de questionários por telefone de agosto a novembro”, contou Domingos.

Segundo o estudante, as principais descobertas incluem a prevalência de doenças do sistema nervoso central, alta demanda por cadeiras de rodas e óculos como tecnologias assistivas e uma parcela da população que têm dificuldades para acessar os serviços. “Destaca-se que mais da metade daqueles que concluíram o tratamento não continuaram a reabilitação em seus municípios, e uma proporção significativa não retornou ao mercado de trabalho. Os usuários demonstraram satisfação com o atendimento e as tecnologias assistivas, relatando maior independência nas Atividades de Vida Diária (AVDs) e interação social”, destacou.

Com base nos resultados, o estudo sugere a criação de um grupo de pesquisa vinculado ao PPGAIS para análise de dados e desenvolvimento de tecnologias adequadas e recomenda-se ainda compartilhar esses dados com a Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí para o aprimoramento de políticas de saúde. Além disso, destaca-se a importância de incluir a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) nas avaliações.

O mestrando Domingos Bernardo contou com a orientação da professora doutora Evelise Moraes Berlezi e coorientação da professora doutora Eliane Roseli Winkelmann, que destacou que  “a interação entre os profissionais de diferentes áreas envolvidas no serviço de reabilitação com o mestrado possibilita a discussão ampliada de potencialidades e perspectivas de qualificação que vão repercutir no usuário do serviço”, pontuou a professora Eliane.

O CER III - Unir é resultado de uma parceria entre a Unijuí, Governo do Estado e Secretaria de Saúde de Ijuí, e dedica-se ao atendimento de pacientes que necessitam de reabilitação, via Sistema Único de Saúde (SUS). Habilitado desde dezembro de 2020, o Centro realiza atendimentos nas áreas de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, neuropsicologia, neuropsicopedagogia, nutrição, enfermagem, psicomotricidade e consultas médicas.

Os pacientes são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde, localizadas em 32 municípios que são referências para as Coordenadorias Regionais de Saúde de Cruz Alta (9ª) e Ijuí (17ª).