Professor da Unijuí relata missão de estudos na Universidade de Pittsburgh - Unijuí

Na tarde desta terça-feira, 10 de junho, o professor doutor Thiago Gomes Heck apresentou ao Grupo de Pesquisa em Fisiologia (GPeF) da Unijuí um relato de sua recente missão de estudos à Universidade de Pittsburgh, na Pensilvânia (EUA). A atividade aconteceu no campus da Universidade, em Ijuí, e reuniu docentes e estudantes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS).

A viagem fez parte do projeto de pesquisa liderado pelo professor, intitulado “Efeitos de herbicidas à base de glifosato como agentes disruptivos metabólicos: um estudo translacional sobre o impacto nas vias de estresse celular”. A proposta foi contemplada em três editais do CNPq: um voltado a grupos consolidados (2023) e dois vinculados às chamadas de Cooperação em Redes Internacionais e Conhecimento Brasil (2024). O investimento total ultrapassa R$ 1 milhão e envolve uma rede ampla de pesquisadores, incluindo a professora Júlia dos Santos, que recebeu o docente nos Estados Unidos.

“Essa missão de estudos começa com o nosso grupo de pesquisa, mas tem um alcance muito maior. Por isso, convidamos outros grupos do PPGAIS para acompanhar este relato. Queremos mostrar que é possível fazer ensino e pesquisa de qualidade no interior do Estado, conquistar reconhecimento internacional e abrir portas para novas oportunidades”, destacou o professor Thiago.

Durante a missão, ele participou de diversas atividades de destaque: esteve pela primeira vez na conferência da American Physiology Society (APS), em Baltimore, onde apresentou um trabalho desenvolvido pelo GPeF; ministrou seminários; participou de cursos especializados; e visitou instituições de referência, como a própria Universidade de Pittsburgh.

Um dos momentos marcantes foi a apresentação de um seminário para o grupo do professor Peter Libby, no Centro de Excelência em Biologia Vascular da Escola de Medicina de Harvard. Na ocasião, o docente foi recepcionado pela egressa do GPeF e do PPGAIS, a pós-doc Lilian Costa Beber.

A experiência reforça a inserção internacional da pesquisa desenvolvida na Unijuí e destaca o protagonismo de seus pesquisadores em temas de relevância global.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.