Programa de Mestrado Profissional em Educação Física participa do 2º Encontro Nacional do PROEF - Unijuí

No período de 7 a 9 de maio, os professores Sidinei Pithan da Silva, Paulo Carlan e a mestranda Áurea Bigolin (representante discente) do PROEF- Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede participaram do 2º Encontro Nacional do PROEF, na UFES – Vitória/ES, representando o Polo da Unijuí.

De acordo com o Coordenador do PROEF, Polo Unijuí, Sidinei Pithan da Silva, “o encontro foi muito relevante pois permitiu fazer a avaliação das ações desenvolvidas até então e projetar as próximas, que tendem a ser muito promissoras”.

A participação da CAPES, no referido encontro, foi fundamental para a projeção do PROEF em escala nacional, pois abriu a possibilidade da inserção de novos Polos, bem como, na ampliação do número de vagas. Também houve análise de pontos específicos, tais como, o cadastramento de novos professores no PROEF, a discussão sobre o formato do Trabalho Final de Conclusão do Curso, bem como a avaliação do Mestrado Profissional em Educação Física.

Nas mesas de discussões, o Coordenador Sidinei pôde destacar o modo de conceber e de desenvolver o projeto do Mestrado Profissional na primeira turma, e que a Unijuí irá analisar a possibilidade de abrir nova turma, para 2020.

Na primeira edição do PROEF, no Polo Unijuí, concorreram cerca de 112 professores/as da educação básica, sendo 12 aprovados/matriculados para o preenchimento das vagas do Polo. Contudo, a tendência é aumentar a procura pelo curso.

Por fim, o Coordenador Sidinei Pithan da Silva ressaltou que é um orgulho para uma Instituição Comunitária como a Unijuí participar deste Mestrado Profissional em Educação Física e contribuir para a qualificação dos professores que atuam na educação básica.

Na interpretação da mestranda Áurea Bigolin: “A participação dos discentes no 2º Encontro Nacional do PROEF reforça a importância dada aos alunos, em âmbito nacional, sobretudo no contexto local, com base no que vivencio no Pólo da UNIJUÍ- Ijuí”.

Ainda, os discentes puderam avaliar o curso como um todo e fazer sugestões para a coordenação do Mestrado e direção da CAPES, presentes no evento.