Unijuí seleciona turma para o Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade

                      

O Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí está com inscrições abertas. Os candidatos podem participar da seleção efetivando a inscrição até o dia 13 de março, pela página do Programa.

O processo seletivo envolve quatro etapas: prova escrita (peso 3,0), análise do curriculum vitae (peso 3,0), análise do pré-projeto de pesquisa (peso 2,0), entrevista (peso 2,0). Para obter aprovação a nota final do candidato deve ser igual ou superior a 6,0 (seis). A Prova Escrita será realizada no dia 15 de março, das 8h30min às 11h30min, no Campus Ijuí. No mesmo dia, serão realizadas as entrevistas com a banca examinadora. O resultado final será divulgado no dia 18 de março.

Confira a documentação necessária e outros detalhes do Edital na página do Mestrado.

Sobre o Programa

A proposta do programa foi embasada, numa longa e profícua discussão interdisciplinar realizada pelos seus docentes e pesquisadores, respaldada num considerável conjunto de estudos, pesquisas, experiências e produção científica com enfoque na sustentabilidade, oportunizando uma aprendizagem construída em vários campos do conhecimento na área socioambiental. Além de valorizar o caminho construído, deu-se um passo adiante, integrando o desafio do conhecimento multidisciplinar, atendendo aos pressupostos de maior sustentabilidade pelo conhecimento conjunto de diferentes áreas do saber. Neste cenário, a criação do programa de pós-graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade representa a oportunidade de promover avanços científicos, fomentando pesquisas a partir de uma visão sistêmica e interdisciplinar, impulsionando a prospectar a formação de uma massa crítica para atuação convergente às necessidades dos novos cenários, com forte ênfase na proteção ambiental, garantia da segurança alimentar e qualidade de vida das comunidades.

O Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade tem como objetivos formar pesquisadores com visão sistêmica e multidisciplinar capaz de compreender as inter-relações entre o ambiente, a sociedade e a tecnologia; participar de forma crítica e reflexiva no desenvolvimento regional, considerando os princípios e valores da sustentabilidade, gerando tecnologias apropriadas aos sistemas produtivos locais; promover a produção de conhecimentos na área do meio ambiente em geral, bem como, no campo do diagnóstico e da solução de problemas de interesse socioambiental.


Compartilhe!