Mestrado: formação baseada nas ciências ambientais e na pesquisa - Unijuí

Mestrado: formação baseada nas ciências ambientais e na pesquisa

O Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí, que está com inscrições abertas até o dia 12 de maio, possui uma formação diferenciada baseada nas Ciências Ambientais e como vocação de pesquisa a interface entre os sistemas naturais, com os sistemas produtivos e a ampla visão de impactos socioambientais.

O Programa de Pós-Graduação oferecido pelo Departamento de Estudos Agrários da Unijuí foi aprovado pela CAPES no segundo semestre de 2018. O Curso busca analisar e compreender as relações entre sistemas naturais e produtivos, abordando as dimensões ambientais, sociais, econômicas, culturais e produtivas, visando a geração de conhecimento para solucionar ou minimizar os impactos negativos gerados pelo desenvolvimento.

A base de ação do Programa envolve duas grandes linhas de pesquisa: Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e Qualidade Ambiental em Sistemas Produtivos. O Programa permitirá desenvolver grandes pesquisas de interesse regional e nacional e irá promover a formação de um pesquisador diferenciado com visão sistêmica e multidisciplinar.

O fazer em ciência e inovação inclui a interação das áreas e ações como, por exemplo, produção mais sustentável de alimentos, redução de poluição, qualidade dos produtos, segurança alimentar,  estudo e controle de zoonoses/saúde pública, saúde e bem-estar, valoração ambiental, biodiversidade/transformação/recuperação/bioindicadores, redução de agrotóxicos, legislação e adequação ambiental, lixo, saneamento rural/urbano/uso de resíduos sólidos, qualidade do ar, solo e água, planejamento/análise de praças e jardins/ambiente público/conforto ambiental, materiais sustentáveis/ergonomia/instalações, processos mais limpos e cidades sustentáveis, estudos voltados a educação ambiental, entre outras.

Segundo o coordenador do Programa, professor José Antonio Gonzáles, é fundamental repensarmos os novos rumos do amanhã, principalmente sobre os novos desafios que vem surgindo a partir da consciência dos problemas ambientais.

“São questões que fazem parte do contexto mundial e que no nosso ambiente, dentro da nossa realidade, exige o debate e a geração de conhecimento para atender esses desafios. E isso faz parte também do papel da Universidade em estar sempre atenta, olhando para o futuro, buscando o conhecimento, a formação qualificada e o desenvolvimento socioambiental de sua comunidade”, salienta José.

As inscrições para o Programa de Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade poderão ser feitas pelo Portal da Universidade, na página do Programa de Pós-Graduação.

O processo seletivo envolve três etapas: análise do curriculum vitae, análise da intenção de pesquisa contemplando o de tema de interesse e entrevista. O edital do processo seletivo está disponível na página do Programa.

Outras informações podem ser obtidas pelo Portal da Unijuí, pelo e-mail: ppgsas@unijui.edu.br, ou pelos telefones (55) 3332 04 20 e (55) 9 96179234