Novo Programa de Mestrado da Unijuí recepcionou a primeira turma do curso - Unijuí

Novo Programa de Mestrado da Unijuí recepcionou a primeira turma do curso

             
 

Na quinta-feira, 23 de maio, o Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (PPGSAS) – da Unijuí recepcionou os vinte e quatro mestrandos que compõem a primeira turma de do curso de Mestrado. Participaram da atividade o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando González, o chefe do Departamento de Estudos Agrários, professor Osório Lucchese, o coordenador do Programa, professor Jose Antonio Gonzalez da Silva, além dos demais professores e equipe técnica e de apoio do PPGSAS. 

Após a fala e apresentação de estudantes e professores, na sequência das atividades, foi realizado um coquetel de confraternização. Logo após, os professores Daniel Cenci, Maria Margarete Brizolla e Sandra Fernandes iniciaram as aulas da disciplina Fundamentos de Ciências Ambientais.

O Programa, oferecido pelo Departamento de Estudos Agrários da Unijuí, foi aprovado pela CAPES no segundo semestre de 2018. O curso busca analisar e compreender as relações entre sistemas naturais e produtivos, abordando as dimensões ambientais, sociais, econômicas, culturais e produtivas, visando a geração de conhecimento para solucionar ou minimizar os impactos negativos gerados pelo desenvolvimento. A base de ação do Programa envolve duas grandes linhas de pesquisa: Meio Ambiente e desenvolvimento Sustentável; e Qualidade Ambiental em Sistemas Produtivos. O Programa permitirá desenvolver grandes pesquisas de interesse regional e nacional e irá promover a formação de um pesquisador diferenciado com visão sistêmica e multidisciplinar.       

O fazer em ciência e inovação inclui a interação de diversas áreas do conhecimento, com pesquisas e ações que envolvem: produção mais sustentável de alimentos, redução de poluição, qualidade dos produtos, segurança alimentar,  estudo e controle de zoonoses/saúde pública, saúde e bem-estar, valoração ambiental, biodiversidade/transformação/recuperação/bioindicadores, redução de agrotóxicos, legislação e adequação ambiental, lixo, saneamento rural/urbano/uso de resíduos sólidos, qualidade do ar, solo e água, planejamento/análise de praças e jardins/ambiente público/conforto ambiental, materiais sustentáveis/ergonomia/instalações, processos mais limpos e cidades sustentáveis, estudos voltados a educação ambiental, entre outras.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.