Ciência que gera Inovação: Economia, Sustentabilidade e Responsabilidade em debate na Universidade - Unijuí

A Unijuí sediou nesta quarta-feira, 03 de julho, no Centro de Eventos do Campus Ijuí, um encontro com empresários que atuam nos sistemas produtivos da agricultura, pecuária e a indústria metal-mecânica da região noroeste do Rio Grande do Sul.

O evento teve como tema “Ciência que gera Inovação: Economia, Sustentabilidade e Responsabilidade”, e foi conduzido pelo professor José Antônio Gonzalez da Silva, pesquisador do Departamento de Ciências Agrárias e coordenador do Programa de Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí.

A apresentação teve como foco as ciências agrárias enquanto campo multidisciplinar de estudo, e as possibilidade de pesquisa e extensão com o setor produtivo. “A Unijuí está inserida no maior polo de produção de alimentos do Rio Grande do Sul. As condições agroecológicas, suportam importante parcela do setor agropecuário”, afirmou o professor José Antônio Gonzalez da Silva, ao sinalizar que a Universidade se empenha em dar respostas tecnocientíficas aos distintos interesses socioeconômicos, rurais e não rurais, e que possibilitam a transferência de tecnologia produzida na Universidade para empresas.

Está em andamento na Unijuí a execução de uma série de projetos em parceria com instituições públicas e privadas, visando ao desenvolvimento de inovações. Os planos de trabalho envolvem pesquisadores da Universidade, professores e estudantes ligados à graduação e à pós-graduação, que desenvolvem pesquisas utilizando toda a infraestrutura da Universidade.

A empresa é um local onde ocorre o processo de inovação. Dessa forma, o Encontro Universidade Empresa visou estabelecer um relacionamento com o meio empresarial. A Agência de Inovação e Tecnologia (AGIT) da Unijuí é um espaço que busca fomentar essa interação, e é responsável por intermediar acordos de cooperação, pesquisas de interesse dos empresários e que podem ser concebidas e executadas na Universidade, utilizando toda a infraestrutura disponível.

Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade

A proposta do programa foi embasada, numa longa e profícua discussão interdisciplinar realizada pelos seus docentes e pesquisadores, respaldada num considerável conjunto de estudos, pesquisas, experiências e produção científica com enfoque na sustentabilidade, oportunizando uma aprendizagem construída em vários campos do conhecimento na área socioambiental. Além de valorizar o caminho construído, deu-se um passo adiante, integrando o desafio do conhecimento multidisciplinar, atendendo aos pressupostos de maior sustentabilidade pelo conhecimento conjunto de diferentes áreas do saber. Neste cenário, a criação do programa de pós-graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade representa a oportunidade de promover avanços científicos, fomentando pesquisas a partir de uma visão sistêmica e interdisciplinar, impulsionando a prospectar a formação de uma massa crítica para atuação convergente às necessidades dos novos cenários, com forte ênfase na proteção ambiental, garantia da segurança alimentar e qualidade de vida das comunidades.

Nesta quinta-feira, dia 04, o Programa vai realizar a Aula Inaugural do curso, com uma palestra sobre “Pós-Desenvolvimento, promovendo o bem viver”, que será desenvolvida pelo professor Dr. Carlos Alberto Cioce Sampaio (UFPR e FURB/SC). O evento será realizado a partir das 19h, no Centro de Eventos do Campus Ijuí.