“Pós-Desenvolvimento, promovendo o bem viver” foi o tema da Aula Inaugural do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade - Unijuí

Com o objetivo de promover avanços científicos, fomentando pesquisas a partir de uma visão sistêmica e interdisciplinar, com forte ênfase na proteção ambiental, garantia da segurança alimentar e qualidade de vida das comunidades, a Unijuí possui o Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, mais novo Programa de Pós-Graduação da Universidade. A noite desta quinta-feira, dia 4, foi especial para a primeira turma deste curso, quando foi realizada a Aula Inaugural.

O evento foi realizado no Centro de Eventos do Campus Ijuí e contou com uma palestra sobre “Pós-Desenvolvimento, promovendo o bem viver”, desenvolvida pelo professor Dr. Carlos Alberto Cioce Sampaio (UFPR e FURB/SC). Participaram do encontro estudantes, professores e profissionais das áreas de abrangência do Programa, que tem como coordenador o professor José Antônio Gonzales da Silva. Também esteve presente na oportunidade o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González.

Palestrante da noite, Sampaio é administrador, mestre e doutor nas temáticas de planejamento e gestão organizacional para o desenvolvimento sustentável e Pós-Doutor em Ecossocioeconomia, Cooperativismo Corporativo e Ciências Ambientais. É pesquisador de produtividade do CNPq, Coordenador da Área de Ciências Ambientais da CAPES. É professor dos Programas de Pós-Graduação (PPG) em Desenvolvimento Regional/Universidade Regional de Blumenau, Gestão Ambiental/Universidade Positivo e Meio Ambiente e Desenvolvimento/UFPR. Colabora nos PPG em Gestão Urbana/PUC-PR e Turismo/UFPR. É visitante do PPG em Desenvolvimento à Escala Humana e Ecologia Ecológica/UACh. É pioneiro em pesquisas teóricas e empíricas sobre o tema Ecossocioeconomia das Organizações, compreendendo Planejamento e Gestão Organizacional para o Desenvolvimento Territorial Sustentável, Arranjo Socioprodutivo e Político de Base Comunitária e Turismo Comunitário, Solidário e Sustentável na Europa e nas Américas. Tem interesse na problemática que relaciona Educação e Desenvolvimento e Tomada de Decisão e Desenvolvimento.

Mais sobre o Programa

O Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade tem como objetivos formar pesquisadores com visão sistêmica e multidisciplinar capazes de compreender as inter-relações entre o ambiente, a sociedade e a tecnologia; participar de forma crítica e reflexiva no desenvolvimento regional, considerando os princípios e valores da sustentabilidade, gerando tecnologias apropriadas aos sistemas produtivos locais; promover a produção de conhecimentos na área do meio ambiente em geral, bem como, no campo do diagnóstico e da solução de problemas de interesse socioambiental.

No curso o público-alvo são os profissionais graduados nas áreas de Ciências Ambientais, Agrárias, Biológicas, da Saúde, Sociais, Química, Engenharias/Tecnológicas Aplicadas e/ou áreas correlatas.

Confira mais na Página do Programa, clicando neste link.