Ciência que gera Inovação será debate de encontro promovido pela AGIT - Unijuí

Ciência que gera Inovação será debate de encontro promovido pela AGIT

A missão da Unijuí vai além da sala de aula e de atividades de ensino. Abrange pesquisa científica, laboratórios, museu e serviços de extensão à comunidade. Professores com diferentes formações capacitam a Universidade a produzir ciência que se converte em influência e impacto no seu entorno.

É nesta perspectiva que a Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí (AGIT) vem desenvolvendo uma série de ações que visam reforçar o compromisso desta Universidade com a qualidade de ensino, da pesquisa e da extensão e fortalecer o relacionamento com a sociedade, dando respostas às transformações que impactam a área de Ciência e Tecnologia.

Uma das ações será o Encontro Universidade Empresa, que será realizado no Campus Santa Rosa, com a temática “Ciência que gera Inovação: Economia, Sustentabilidade e Responsabilidade”. A atividade será conduzida pelo Professor José Antônio Gonzalez da Silva, pesquisador do Departamento de Estudos Agrários (DEAg) e Coordenador do Programa de Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí, no dia 28 de agosto, no Espaço Coworking, do Campus Santa Rosa.

De acordo com o professor José Antônio, a temática do encontro leva em consideração o fato de que as condições agroecológicas suportam importante parcela do setor agropecuário da região. Os sistemas produtivos de maior interface ambiental são os que envolvem a agricultura, pecuária e a indústria metalmecânica. Sobre a atividade agropecuária pesa negativamente sua grande interface com os sistemas naturais, solo, água, biodiversidade, que são profundamente alterados, implicando em amplo espectro de impactos negativos.

O pesquisador também ressalta que os desafios residem em traduzir prudência ecológica, justiça social e crescimento econômico nos sistemas produtivos. A implicação da temática ambiental, necessidade crescente da produção de alimentos e melhoria da qualidade de vida, devem estar cada vez mais sintonizadas com as três dimensões: sustentabilidade ambiental-social-econômica.

“A região noroeste do Rio Grande do Sul agrega uma importante parcela da produção de alimentos do estado e do país, e enfrenta enormes desafios no uso e na apropriação de recursos naturais, na adoção de tecnologias não adequadas aos sistemas produtivos, que levam à contaminação da água, do solo, dos alimentos e do homem”, afirma Gonzalez.

A partir dessas considerações, o Encontro Universidade Empresa irá trazer as possibilidades de pesquisa e de extensão, seja por meio de estágios curriculares, trabalhos de conclusão de curso, programas institucionais de bolsas de pesquisa para alunos de graduação e de pós-graduação, visando dar respostas aos desafios que as empresas enfrentam para o desenvolvimento de suas atividades produtivas. Interessados em participar poderão confirmar presença pelo fone (55) 3511-5200 ou pelo e-mail criatecsr@unijui.edu.br

Confira a Programação do Encontro Universidade Empresa na Unijuí Campus Santa Rosa:

7h45 – Recepção com café da manhã

8h10 – Abertura:  Professor Dr. Osório Antônio Lucchese - Chefe do Departamento de Estudos Agrários (DEAg)

8h30 – Ciência que gera Inovação: Economia, Sustentabilidade e Responsabilidade - Professor Dr. José Antônio Gonzalez da Silva