Bioeconomia e sustentabilidade em discussão nas escolas de Condor - Unijuí

Bioeconomia e sustentabilidade em discussão nas escolas de Condor

Na manhã do dia 09 de novembro, na Escola Municipal Infantil Sonho Feliz, foi promovido pelo Município de Condor uma formação pedagógica com professores e demais convidados, entre eles, a vice-prefeita Juliana Leiria, e representando a HIDROPAN, o Sr. Neudi José Colombo e o coordenador técnico ambiental Jorge Scherer .

Os professores foram recepcionados pelo Secretário da Educação, prof. Helvio Strucker, e na sequência o Prof. Doutor José Antônio Gonzalez da Silva, coordenador do Programa de Pós-graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, na UNIJUÍ, que ministrou a palestra intitulada “Ciência e Tecnologia no Campo da Bioeconomia: Produção de Alimentos, Educação Ambiental e Desenvolvimento sustentável”.

Nesta apresentação foi abordado os impactos do progresso humano e a aceleração das atividades antrópicas e a busca frenética do lucro numa economia capitalista. O professor relatou ainda que a falta de visão interdisciplinar  vem tornando a sociedade sem capacidade de entender as informações, a ineficiência dos processos e os problemas dos impactos ambientais.

Durante a palestra, destacou que a Agenda 2030 da ONU, tem como objetivos ações para acabar com a pobreza, garantir paz e prosperidade, proteger o ambiente, combater as alterações climáticas e a geração de processos mais sustentáveis.

O coordenador do Mestrado ressaltou também a importância do conhecimento sistêmico e de trazer elementos práticos da educação ambiental por dentro das diferentes disciplinas, desde a formação inicial nas escolas. Neste sentido, abordou a importância da Bioeconomia, que busca aliar o crescimento econômico com justiça social e preservação do meio natural, trazendo a necessidade do campo de estudo transdisciplinar, que reconhece a interdependência da economia e dos ecossistemas naturais ao longo do espaço e do tempo, garantindo a qualidade de vida as futuras gerações.

Neste sentido ressaltou a aprovação deste mestrado e o impacto na região, pois o mesmo busca o desenvolvimento sustentável através uma visão sistêmica dos processos, voltados à sustentabilidade.

Neste dia, ainda foram apresentados dois projetos desenvolvidos nas escolas municipais. O projeto desenvolvido na EMEI Sonho Feliz: “Abelhas: as polinizadoras na Terra da Boa Semente”, apresentado pela Coordenadora Eunice P. Martins.

O professor Tiago V. Müller, socializou seus conhecimentos sobre Meliponicultura (cultura das abelhas sem ferrão), projeto que desenvolve com alunos da EMEF Castelo Branco. Destaca-se que o município de Condor, através da Secretaria Municipal da Educação tem como objetivo propiciar aos professores novos conhecimentos para auxiliar nas práticas pedagógicas.

Ressalta se ainda que estão sendo realizadas no município de Condor, ações do projeto da mestranda Juliana Boniatti Libardoni Buratti intitulado “Avaliação e preservação de recurso hídrico a partir do uso de indicadores e bioindicadores de qualidade ambiental”, sob orientação da professora do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, Juliana Maria Facchineto.

O projeto tem como objetivo avaliar a qualidade da água a partir de indicadores químicos e biológicos e relacionar com as atividades instaladas nas áreas de influência direta do Rio Raiz, Condor/RS, e ainda propor ações de preservação e recuperação ambiental ao município.