Unijuí e UFFS discutem parcerias para pesquisas científicas - Unijuí

Unijuí e UFFS discutem parcerias para pesquisas científicas

                    

Na manhã desta quinta-feira, 05 de dezembro, estiveram reunidos, no Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, os professores José Gonzalez e Vidica Bianchi, as mestrandas Silviane Koch e Juliana Boniatti Libardoni Buratti, a professora Alcione Aparecida de Almeida Alves e sua orientada Julia, da Universidade Federal Fronteira Sul - Campus Cerro Largo, para dar início a formação de parcerias de pesquisas científicas e de inovação tecnológica relacionadas a qualidade da água. A oportunidade surgiu a partir dos projetos das mestrandas Silviane e Juliana, intitulados “Caracterização de um banhado urbano a partir do estudo da Qualidade da água e da riqueza da vegetação arbórea remanescente” e “Avaliação e preservação de recurso hídrico a partir do uso de indicadores e bioindicadores de qualidade ambiental”. Na ocasião, diferentes proposições de análises e de projetos foram discutidas, oportunizando o desenvolvimento de pesquisas de grande impacto e de interesse regional. Destaca-se, ainda, a análise envolvendo vários indicadores de qualidade ambiental dando base para o conhecimento e resolução de problemas.

O programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade tem como base as Ciências Ambientais, como vocação de pesquisa a interface entre os sistemas naturais com os sistemas produtivos e o amplo espectro de impactos socioambientais. Tem como escopo os desafios do desenvolvimento sustentável, integrando diferentes escalas de análise, com visão sistêmica e multidisciplinar. Busca analisar e compreender as relações entre sistemas naturais e produtivos, abordando as dimensões ambientais, sociais, econômicas, culturais e produtivas, visando a geração de conhecimento para solucionar ou minimizar os impactos negativos gerados pelo desenvolvimento.

                


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.