Professores e estudantes visitam a Rota Rural Sabores e Saberes, em Ajuricaba - Unijuí

Professores e estudantes visitam a Rota Rural Sabores e Saberes, em Ajuricaba

Dando sequência as atividades de um conjunto de disciplinas do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, no dia 07 de dezembro de 2019, os alunos, familiares e amigos, acompanhados pelas professoras Leonir Terezinha Uhde e Sandra Beatriz Vicenci Fernandes realizaram uma visita a Rota Rural, em Ajuricaba – RS. A organização, viabilização e a realização do roteiro é realizada pela Associação de Turismo Rurall Sabores e saberes, no sábado estavam representadas pela Leda Toso e Clleci Dallabrida. Também esteve acompanhando a Rota Rural, a Morgana Correa, egressa do curso de Comunicação Social – Relações públicas, estava fazendo as fotos oficiais da Rota.

Criar oportunidades para o convívio do grupo, fortalecer laços, valorizar as experiências locais de desenvolvimento foram os principais objetivos da experiência.

O roteiro iniciou na Praça Notélio Mariotti com a contemplação da obra de arte que retrata momentos históricos de Ajuricaba. A obra foi desenhada em alusão aos cinquentenário de emancipação do município 1966-2016. Em seguida, se nos dirigimos a Queijaria UHDE, uma Agroindústria situada em casa de estilo alemão, construída em 1956 pela família Wagner onde foi servido um saboroso café colonial 'Café da Isoldi', com produtos locais.

Após, fomos conhecer a Capela Santo Antônio, o prédio mais antigo da Diocese de Cruz Alta, fundada em 13/06/1909 na Linha 17, antiga Colônia de Ijhuy e de lá seguimos em direção a Cabana de Pedra, uma construção com base na arquitetura dos imigrantes, colonizadores desta terra, com acervos da época. Numa roda de chimarrão realizou-se o Momento Campeiro: explanação de raças de equinos, encilha e doma.

O Sítio de Lazer Engenho Velho é um local com infraestrutura variada: cabanas para hospedagem, área para camping, piscinas, pesque e pague, além de uma mostra de Peças Antigas e Culinária do Campo. Este foi o local do almoço e de descanso.

À tarde, muitas surpresas estavam reservadas, com a visita a Cachoeira Linha 24: uma das belezas naturais do município, que dá nome ao Rio ao qual pertence, "Rio Cachoeira". No Sítio Vô João, uma propriedade voltada a produção leiteira com sustentabilidade - uma das principais atividades econômicas do município - tivemos o grande prazer de degustar uma dezena de saborosas sobremesas, com receitas da família, feitas a base de leite.

O Sítio Jardim Tropical, atualmente é uma Casa de chás construída em 1980 pelo senhor Imanuel Golip Fuurh, imigrante alemão que buscava paz e aconchego junto a natureza. Local de degustação e ponto de venda. E para finalizar a visita, foi a vez do Espaço do Artesanato: criado em 2002 é um local de encontro, trocas de experiências e vendas dos produtos das artesãs do município.

Eliane Marili Uhde, uma das nossas anfitriãs, faz seu depoimento: "como Ajuricabense e aluna do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, conhecedora da Rota Rural.... em Ajuricaba, fiz questão de divulgar para meus professores e colegas de turma este caminho em meio a natureza como forma de valorizar o que existe de potencial em nosso município. Ajuricaba além de se um lugar bom para viver também é bonito, existem boas ideias de empreendorismo e que precisam ser divulgadas. Tem lugares aconchegantes e pessoas que fazem parte da minha memória de infância. Lugares que eu convivi e vivi com meus amados pais!!. Se eu valorizo isso???Como valorizo!! A linha 20 e as lindas memórias estão presentes no passado, presente e futuro.  A Rota está diretamente relacionada com o Mestrado ao qual integro a turma e irei desenvolver meu projeto numa Escola de Campo em nosso município.  Um privilégio ter a oportunidade de fazer a Rota Rural Sabores e Saberes. Não só eu, minhas primas Elvani Saggin e professora doutora Leonir Terezinha Uhde também se orgulham da nossa terrinha e através de nossos contatos conseguimos mostrar um pouco de onde viemos".

O exercício de um olhar para valores tão caros nos dias atuais, como a cordialidade, o caloroso acolhimento, a possibilidade de convívio e conversas animadas com todas as pessoas que nos acolheram, são valores intangíveis que merecem nosso reconhecimento e valorização.