Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade promoveu Aula Inaugural de 2020 - Unijuí

O Programa de Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí realizou, na noite de sexta-feira, 17 de abril, a Aula Inaugural com o Professor Fernando Estenssoro, da Universidade de Santiago, Chile.

A aula inaugural 2020 do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí tratou do toma “A Geopolítica Ambiental Global do Século 21: Os Desafios para a América Latina em tempos de Coronavírus”, ministrada online em decorrência das restrições de realização de aulas presenciais por conta da pandemia mundial do coronavírus.

Na palestra, o professor Fernando Estenssoro retomou a análise da Geopolítica Ambiental Global publicada em livro pela Editora da Unijuí e acrescentou dados recentes sobre a evolução da temática. Destacou que a preocupação e a visão geopolítica dos conflitos socioambientais traduzem as ideias políticas pela busca de uma sociedade mais justa, sustentável e de paz para a região.

Porém, segundo pesquisas realizadas, “os países do Norte são os maiores poluidores, responsáveis pela crise ambiental global e que estão levando à destruição do planeta”. Estes países são os maiores consumidores de energia e água. São os maiores emissores de gases de efeito estufa. Tem as maiores densidades populacionais. São os países mais industrializados. Possuem os maiores bosques de taiga. Apresentam os maiores fluxos comerciais. Concentram a maioria das multinacionais, riqueza e armas estratégicas ou ogivas nucleares.

Enquanto que os países do Sul possuem as maiores reservas de biodiversidade, lembra o professor, florestas tropicais, reservas de água doce, aquíferos, maior proximidade com a Antártica, reservas de recursos naturais estratégicos como nióbio, iodo, rênio, cobre, estanho, níquel e boro. “Porém, apresentam pouco desenvolvimento industrial, baixa densidade populacional, sem armas estratégicas e um continente desunido, o que é o pior de tudo”. Ele enfatizou também sobre os erros estratégicos que muitos países do Sul estão cometendo recentemente, incluindo o Chile, o Brasil e outros.

Quem vai ter condições de negociar, indagou?:  “a história é escrita entre vinte e sessenta graus de latitude norte”, destacou. Para 2040, América Latina e África será o novo Sul absoluto. “Nós queremos este cenário? O que estamos fazendo a respeito? Não tem a menor dúvida que o coronavírus afetará ainda mais os países do Sul, em especial, a população das periferias urbanas”, complementou.

Participaram da aula professores e estudantes do Programa, para além de professores da UFSM, Santa Maria, IMED, Passo Fundo e de outros programas de Pós-Graduação da Unijuí. O evento foi coordenado pelos professores Daniel Rubens Cenci e Roberto Carbonera e foi considerado inovador e muito bem avaliado pelos participantes.

Sobre o Programa

O programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade tem como base as Ciências Ambientais, como vocação de pesquisa a interface entre os sistemas naturais com os sistemas produtivos e o amplo espectro de impactos socioambientais. Tem como escopo os desafios do desenvolvimento sustentável, integrando diferentes escalas de análise, com visão sistêmica e multidisciplinar. Busca analisar e compreender as relações entre sistemas naturais e produtivos, abordando as dimensões ambientais, sociais, econômicas, culturais e produtivas, visando a geração de conhecimento para solucionar ou minimizar os impactos negativos gerados pelo desenvolvimento.