Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade realiza atividade com alunos do projeto de extensão “Programe seu Futuro” - Unijuí

As mestrandas Cleusa Rossini e Fernanda Gewehr de Oliveira, orientandas do professor Dr. Daniel Cenci no Programa de Pós Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (PPGSAS) da Unijuí, desenvolveram  as atividades de formação, que aconteceram nos dias 16 e 18 de junho, via Google Meet, com os alunos do Projeto de extensão da Unijuí “Programe seu Futuro”. A ação tem a coordenação do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Justiça Social e Sustentabilidade

A inserção e a participação do PPGSAS ocorreu com as palestras das alunas sobre: “Agenda 2030: Despertando os jovens para o saber e o fazer sustentável”. Nelas se abordou o tema referente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS, discutindo-se sua importância, meios de implementação, ações locais e globais para a multiplicação da Agenda 2030.

Nesta atividade participaram estudantes de escolas dos níveis fundamental e médio de Ijuí e Santa Rosa que fazem parte do projeto de extensão “Programe seu Futuro”. O projeto é coordenado pelo professor Me. Marcos Cavalheiro e tem como objetivo despertar o interesse pelo uso da tecnologia, um trabalho conjunto entre Universidade e Escolas, na perspectiva de gerar uma mudança de paradigma nos jovens estudantes a partir da modificação do seu olhar a respeito da tecnologia, no qual este passará a ser um produtor e não apenas um usuário das ferramentas de informática.

A temática da Agenda 2030 traz uma discussão global e para que a efetivação de suas metas ocorra se faz necessário o envolvimento de todos os cidadãos. Os jovens representam uma parcela importante na multiplicação da Agenda e as ferramentas tecnológicas são aliadas nesta tarefa de divulgação e implementação.