Programa realiza formação para professores da Rede Municipal de Condor - Unijuí

Programa realiza formação para professores da Rede Municipal de Condor

No dia 10 de agosto, o professor Daniel Cenci, a mestranda Juliana Boniatti Libardoni Buratti e o mestrando Tiago Fernando Vargas Muller, do Programa de Pós Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (PPGSAS) da Unijuí, participaram de atividades de formação ao profissionais da educação da Rede Municipal de Condor. Desde 2019, o Programa vem estabelecendo relações com a  Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), integrando as atividades de formação continuada propostas pelo município.

Este ano letivo está sendo diferenciando, com muitos desafios para alunos, familiares e professores. A proposição de atividades não presenciais  tem demandado tempo e estudo dos Educadores, os quais procuram manter crianças e adolescentes vinculados à escola, motivados a aprender e desenvolver saberes. Para proporcionar momentos de reflexão sobre as práticas pedagógicas e planejamento das atividades, as Equipes Diretivas e a Secretaria Municipal de Educação de Condor, propuseram encontros online de formação continuada aos docentes da rede municipal de ensino. A palestra "Rompendo as barreiras disciplinares: 'sentipensar' como fundamento para novos saberes", foi realizada de forma virtual, tendo como público os professores dos anos finais.

Ainda sem  previsão do retorno às aulas presenciais, as escolas seguem empenhadas em desenvolver suas atividades. A SMEC reitera que o envolvimento das famílias está sendo fundamental para que os alunos permaneçam engajados no processo de aprendizagem, o qual o professor atua como o principal mediador na busca de novas metodologias que se adaptem ao cenário atual.

As ações no município de Condor são construídas a partir do projeto da mestranda Juliana intitulado “Avaliação e preservação de recurso hídrico a partir do uso de indicadores e bioindicadores de qualidade ambiental”, sob orientação da professora do PPGSAS, Juliana Maria Fachinetto, e co orientação da professora Sandra Fernandes e do mestrando Tiago Fernando Vargas Muller , Abelhas nativas sem ferrão como garantia da biodiversidade, atividade econômica e ferramenta de valoração e educação ambiental sob orientação da professora do PPGSAS, Maria Margarete Brizola e co-orientação do professor José Antonio Gonzalez da Silva.   Destaca-se também a parceria construída com o  Grupo Hidropan, Sr. Eduardo Kummer e Olávio Melchiors,  e JS Florestal, através do Engenheiro Florestal Jorge Schirmer.