Relato: a visita a uma propriedade rural em Panambi - Unijuí

Relato: a visita a uma propriedade rural em Panambi

Por Mamadou Boye Diallo, mestrando em sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí

"Olá! Meu nome é Mamadou Boye Diallo e sou mestrando em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade na Unijuí. Recentemente realizei uma visita à cidade de Panambi, como parte das atividades do Programa de Pós-Graduação. A minha visita começou às 7h30. Meu amigo e colega Tiago Müller veio buscar-me na Casa do Estudante da Unijuí (Unicasa), para fazermos uma viagem de 40km até Panambi. Como na maioria das cidades do Brasil, encontrei uma cidade linda, limpa e muito tranquila. Começamos o programa com uma entrevista com o produtor Julir Júris, da Claque TV, para falar sobre minha experiência, minha formação e porque escolhi o Brasil. Uma discussão muito informativa com este canal local que contribui para a visibilidade do município de Panambi.

Ainda na parte da manhã, meu amigo Tiago me apresentou sua fazenda de abelhas com várias colmeias modernas com mais de 20 espécies de abelhas nativas sem ferrão. Com estas espécies de abelhas tive o privilégio de trabalhar com Tiago como parte de nosso sistema de pesquisa meio ambiente e sustentabilidade na Unijuí. O mais importante que retiro desta visita é que devemos sensibilizar a população para que conheçam bem esta espécie polinizadora, pois sem ela não terá plantas, sem plantas não terá alimento e sem alimento não terá vida, daí a importância de proteger as abelhas, porque são um verdadeiro escudo protetor para o equilíbrio do nosso ecossistema.

Depois de uma refeição farta com a família de Tiago, fomos à casa de seu irmão, Eturi Müller, produtor de hortaliças e aves ornamentais como pombos, pavões e patos. Ele nos mostrou os diferentes sistemas de produção aplicados para maximizar seu rendimento e algumas práticas agrícolas como irrigação por aspersão que pode bombear até 5.000 ml/dia. Mas ele também nos disse, como todos os fazendeiros, seus temores em relação ao mercado, porque o sistema capitalista é feito de tal forma que os camponeses são os mais desfavorecidos em termos de perfil. Assim, eles trabalham mais, mas encontram-se com mais fluxo de caixa devido a um mercado muito exigente.

No final da tarde visitamos a fazenda da irmã do Tiago, Denise Müller Horz. Fazenda familiar com mais de 60 cabeças de vacas leiteiras para uma produção média de 1.440 ml/dia. Uma operação que vai muito bem, pois há um mercado bastante grande na cidade através da empresa Cotripal, além de outras empresas menores do município e também de fora da cidade. A fazenda tem um sistema de gestão bastante ecológico, pois possui um biodigestor que coleta os resíduos das vacas para fazer a biofertilização em sua plantação de milho destinada à alimentação das mesmas, e há projetos para transformar esse material em gás metano no futuro.

De uma maneira geral, é com grande satisfação que realizei esta visita muito informativa que está diretamente ligada ao meu mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, cuja área de investigação se centra na sustentabilidade da agricultura segundo a abordagem sistêmica agrário e produção. Na esperança de reinvestir esta grande experiência adquirida em meu país, o Senegal, onde a agricultura é duramente atingida pelas mudanças climáticas e pelas demandas do mercado nacional e internacional. Agradeço à Unijuí por me dar uma bolsa para fazer as pesquisas. Um muito obrigado aos professores da turma de Sistema Ambiental e Sustentabilidade. Por fim, agradeço ao meu amigo Tiago, por me permitir visitar sua magnífica cidade de Panambi".