Estudantes do mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade realizaram atividade prática para diagnóstico de impactos ambientais - Unijuí

No sábado, 17 de outubro, a segunda turma do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da UNIJUI realizou uma atividade prática de vivência e observação. A atividade faz parte disciplina “Qualidade Ambiental e Gestão de Recursos”, ministrada pelas professoras Juliana Maria Fachinetto e Leonir Terezinha Uhde. Com o objetivo de identificar os impactos ambientais visíveis presentes, a turma visitou alguns pontos do Arroio Espinho, os quais eram representativos das partes rural e urbana, área de preservação permanente e o Parque da Pedreira. Estas atividades representam as diferentes formas de geração e solidez de conhecimentos que fundamentam as ações inter e multidisciplinares do programa. Destaca-se a ação conjunta de várias atividades que são ministradas por dentro de disciplinas e ações de projetos de pesquisa com estudantes de diferentes áreas de formação, fomentando a visão sistêmica com análise da realidade.

A partir da análise diagnóstica realizada, os mestrandos deverão construir um plano de manejo e conservação para o Arroio Espinho, o qual deve propor medidas capazes de reduzir os impactos antrópicos diretos. O plano deverá levar em consideração a legislação vigente e propostas pautadas na sustentabilidade.

A proposta deste programa de mestrado permite desenvolver grandes pesquisas de interesse regional e nacional e promover a formação de um pesquisador diferenciado com visão sistêmica e multidisciplinar. Segundo o coordenador do programa, José Antônio Gonzalez da Silva, “é fundamental repensarmos os novos rumos do amanhã, principalmente sobre os novos desafios que vem surgindo a partir da consciência dos problemas ambientais.”

O Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade tem como objetivos formar pesquisadores com visão sistêmica e multidisciplinar capaz de compreender as inter-relações entre o ambiente, a sociedade e a tecnologia; participar de forma crítica e reflexiva no desenvolvimento regional, considerando os princípios e valores da sustentabilidade, gerando tecnologias apropriadas aos sistemas produtivos locais; promover a produção de conhecimentos na área do meio ambiente em geral, bem como, no campo do diagnóstico e da solução de problemas de interesse socioambiental.