Programa de Pós-graduação em Sistemas Ambientais realiza primeira defesa de mestrado - Unijuí

Programa de Pós-graduação em Sistemas Ambientais realiza primeira defesa de mestrado

Na quarta-feira, dia 23 de dezembro, o Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (PPGSAS) da Unijuí teve sua primeira dissertação defendida. A estudante Juliana Boniatti Libardoni Buratti apresentou os resultados de sua pesquisa, intitulada “Avaliação e preservação de recursos hídricos a partir do uso de indicadores e bioindicadores de qualidade ambiental”, a qual foi orientada pelas professoras Juliana Maria Fachinetto e Sandra Beatriz Vicenci Fernandes.

Tendo como tema central a qualidade da água, a pesquisa abordou questões e problemas socioambientais do município de Condor. A autora destacou a relevância do estudo, já que foi possível avaliar aspectos locais e, ainda, trabalhar a educação ambiental. “Escolhi este tema em razão da experiência profissional que tive, durante 12 anos, em consultoria técnica em licenciamento ambiental e, ainda, como professora da rede estadual de ensino”, explicou Juliana.

A dissertação esteve organizada em três capítulos, em formato de artigos científicos: o primeiro contemplou a avaliação e monitoramento da qualidade da água com parâmetros químicos, físicos e microbiológicos durante uma década, em áreas de influência direta de Central Geradora Hidrelétrica (CGH). Observou-se baixo impacto ambiental causado pelo empreendimento, estabilidade nos parâmetros avaliados e ausência de variação entre as coletas semestrais.

Já no artigo 2, foi realizado estudo da qualidade da água do Rio Raiz, a partir de indicadores químicos, físicos e microbiológicos, bem como de genotoxicidade pelo teste Allium cepa. O estudo demonstrou boa qualidade ambiental pelos parâmetros, no entanto, o bioindicador A. cepa evidenciou variações no índice mitótico (IM) e alterações celulares. O bioindicador identificou maiores danos e pode ser justificado pela maior sensibilidade do mesmo aos contaminantes ambientais presentes.

Por fim, o artigo 3 apresenta uma reflexão sobre as atividades desenvolvidas em programa de formação continuada de professores, que oportunizou momentos de reflexão e ressignificação das atividades pedagógicas, com palestras interativas e práticas com trilha ecológica. “O Programa me deixou aberta à tomada de decisões e verificação de problemas que existiam. Também foi possível constatar possíveis soluções”, destacou Juliana, lembrando que o resultado da pesquisa foi levado para o Município de Condor.

A dissertação foi aprovada pela banca, composta por profissionais especialistas na área do estudo, professor doutor Marcos Von Sperling, da Universidade Federal de Minas Gerais (Ufmg), e Eva Terezinha de Oliveira Boff, da Unijuí.

Para o Programa de Pós-graduação, a defesa representou um importante marco, pois foi uma longa caminhada desde a concepção do programa até a sua concretização. Segundo o coordenador do PPGSAS, professor José Antonio Gonzalez da Silva, é extremamente difícil a aprovação de um programa no Brasil atendendo o rigor e critérios de qualidade exigidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Isso mostra o quanto a Universidade vem atuando na formação de recursos humanos qualificados, em ciência e inovação, e está inserida nos processos de desenvolvimento desta região. Estamos muito felizes com esta conquista, tamanha a dimensão de possibilidades que um programa desta natureza pode alavancar na geração de conhecimento e de recursos humanos altamente qualificados. Destaco que a realização da primeira defesa de mestrado retrata a consolidação de um trabalho de muitos anos e envolveu muitas pessoas para que este fato se tornasse realidade”, comenta.

O Programa de Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade desenvolve grandes pesquisas de interesse regional e nacional e promove a formação de um pesquisador diferenciado com visão sistêmica e multidisciplinar. 

As inscrições para o curso estão abertas. Interessados têm até o dia 12 de fevereiro para realizar a inscrição na página do programa, disponível no endereço www.unijui.edu.br/ppgsas.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.