Pós-Graduação em Sistemas Ambientais recebe terceira turma do Mestrado - Unijuí

Pós-Graduação em Sistemas Ambientais recebe terceira turma do Mestrado

Na noite desta quinta-feira, dia 18 de março, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí realizou sua aula inaugural para a terceira turma do curso de Mestrado. O evento, realizado de forma online, foi transmitido pelo canal da Unijuí no Youtube.

Para palestrar, foi convidado o professor Fernando Estenssoro, que falou sobre o tema do livro lançado: “Relações e tensões entre a América Latina e Estados Unidos no âmbito da evolução da geopolítica ambiental global”.

Todos sabemos que conhecimento é poder e um dos fatores mais importantes quando falamos em dominação, no controle de povos. Historicamente tem sido assim. Países capitalistas, altamente desenvolvidos, mantêm o controle econômico, militar e de conhecimento. Essas potências do Norte divergem do Sul global, onde temos povos com mais problemas sociais, desigualdades, injustiças e violação dos direitos humanos. Quando falamos em geopolítica do conhecimento, falamos do poder que nos controla, porque controla as nossas mentes, a forma como pensamos”, explicou o convidado, em sua fala inicial.

Graduado em História e mestre em Ciência Política pela Pontífica Universidade Católica do Chile e doutor em Estudos Americanos pela Universidade de Santiago do Chile, Fernando Estenssoro tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Política Internacional, geografia política e análise do tema ambiental como fenômeno político. Foi assessor político de vários governos do Chile e, atualmente, é professor do Instituto de Estudos Avançados do curso de graduação em História, do curso de Mestrado em Política Internacional e do doutorado em Estudos Americanos da Universidade de Santiago do Chile. Também integra o Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos, Relações Internacionais e Equidade e a Rede Intelectual Internacional do Conhecimento.

A palestra completa pode ser acompanhada abaixo: