PPG em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade se alinha à construção de condomínio sustentável - Unijuí

PPG em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade se alinha à construção de condomínio sustentável

O Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí está engajado com as necessidades da comunidade, a fim de contribuir com projetos inovadores e sustentáveis.

Dentre esses, está o projeto do mestrando Murilo Antonio Scardoeli Miquelucci, intitulado “Construção de um condomínio sustentável: uma análise de indicadores ambientais para o desenvolvimento de um espaço de lazer relacionado a um lago”, que surgiu a partir do entendimento desse viés por parte da empresa Ottonelli Terraplenagem.

Uma vez que a construção civil brasileira é responsável por gerar grandes impactos ambientais, advindos do consumo e descarte de recursos naturais de maneira incorreta, as obras de construção civil passaram, a partir da década de 1950, a se preocupar com as questões ambientais em seus projetos. Hoje, no Brasil, cerca de 40% da extração de recursos naturais são destinados à indústria da construção civil.

Por possuir uma grande interação com o meio ambiente que está inserido, o “projetar sustentável” se torna cada vez mais urgente no Brasil, necessitando envolver toda a cadeia produtiva responsável desde o início do projeto para alcançar uma sustentabilidade satisfatória.

Nos últimos anos, resultantes de fomentos das ideias sustentáveis na construção de residências e frente às problemáticas encontradas no rápido desenvolvimento dos grandes centros urbanos, como alta criminalidade, falta de espaços verdes e de lazer, acessibilidade e altos índices de poluição, cresce a procura por condomínios horizontais fechados.

Para atrair esse público insatisfeito com as condições encontradas, os condomínios fechados passam a oferecer cada vez mais opções que integrem áreas verdes e de lazer, garantindo o desenvolvimento de uma melhor qualidade de vida e ambiental para seus condôminos, e que possam interagir de forma acessível e segura com a natureza.

Assim, a partir da análise de indicadores ambientais, o projeto visa propor e desenvolver ações para a criação de um espaço de lazer, no entorno de um lago em um condomínio residencial horizontal, localizado na cidade de Ijuí, contribuindo para a manutenção da qualidade ambiental e de vida da população.

“Fazer parte de um projeto como esse, particularmente, me deixa muito feliz. Fortalece a certeza de que faço parte de um programa de pós-graduação extremamente importante para a sociedade e que busca alternativas inovadoras para melhorar a qualidade de vida e ambiental da cidade e região. Evidenciando, também, que a minha formação como mestrando está produzindo algo não só para o meu desenvolvimento, mas para a sociedade como um todo”, comenta Murilo. 

Segundo os orientadores do mestrando, professores Juliana Maria Fachinetto e José Antonio Gonzalez da Silva, se trata de mais um grande projeto que envolve a Universidade e empresa, que fomenta a ciência e inovação, buscando qualidade de vida e sustentabilidade sobre vários aspectos. Destaca-se a visão empreendedora da empresa que compartilha desde o início grande interesse e se mostra articulado para realização desta proposta e de reconhecimento desta parceria, algo que vem ganhando grande visibilidade. 

O mestrando Murilo já apresentou a proposta de ação, com plano de trabalho definido e com projeto entregue à empresa, estando agora em processo de alinhamento dos recursos a serem disponibilizados para início das atividades.  


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.