Professor de Portugal participa de banca no PPG em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade - Unijuí

Na última quinta-feira, dia 24 de junho, ocorreu a defesa da dissertação da mestranda Silviane Koch no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí. A banca examinadora foi constituída pelos professores doutores Geraldo Ceni Coelho, da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS - Chapecó/SC); Nelson Lima, da Universidade do Minho, em Braga/Portugal; José Antonio Gonzalez da Silva, coorientador; e Vidica Bianchi, orientadora da dissertação.

A dissertação intitulada “Qualidade da água e riqueza da vegetação arbórea nativa entorno de um banhado urbano” foi realizada com o objetivo de investigar o estado de conservação de um banhado urbano de Ijuí. A avaliação da qualidade da água contou com a colaboração da professora Alcione Aparecida de Almeida Alves, da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS - Cerro Largo).

A pesquisa possibilitou identificar as principais fontes de poluição do banhado. A origem do problema reside, em parte, no desconhecimento da importância desse ambiente pela população em geral. Também, pelo descaso dessa mesma população e do poder público. Foi possível identificar que a vegetação arbórea no entorno do banhado não é vegetação remanescente como se suspeitava, mas, sim, estágio sucessional das espécies. Os resultados apontam que o comprometimento da qualidade da água do banhado é resultado, pelo menos em parte, da ação antrópica da população circunvizinha. Em linhas gerais, percebe-se que a conservação do banhado está comprometida e ações de revitalização precisam ser implementadas, a fim de que a degradação completa desse ecossistema não venha a acontecer.

A dissertação indica para a continuidade dos estudos, por serem fundamentais para obtenção de dados, a fim de compará-los e certificá-los. Também abre caminhos para ações de educação ambiental, necessárias para elucidar a importância do banhado e para promover atitudes em relação à sua conservação.