Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade firma parceria com empresa Nutriplanta - Unijuí

A Fidene/Unijuí, por meio do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, firmou uma parceria com a empresa Nutriplanta para validação de produtos orgânicos em manejos mais qualificados à redução de agrotóxicos no cultivo da aveia. A Nutriplanta é uma empresa ijuiense, que atua há 30 anos no segmento de produtos agrícolas.

O Noroeste do Estado, região de excelência nacional na produção de alimentos, vem fortalecendo cada vez mais a pesquisa, buscando avanços científicos e tecnológicos para qualidade ambiental e segurança alimentar na cadeia de produção.

A parceria vincula-se à pesquisa da mestranda Karin Coppetti, aluna do programa, que está desenvolvendo o projeto “Habilidade competitiva pela densidade de semeadura e regulador de crescimento organomineral: uma alternativa ao uso de agrotóxicos no controle de invasoras e uniformidade de colheita com redução do acamamento no cultivo da aveia”.

Para Nadir Provenci, diretor proprietário da Nutriplanta e parceiro da Unijuí, a possibilidade de interagir com esse projeto é gratificante. "Isso porque na empresa buscamos o equilíbrio nutricional da planta, através do conhecimento e de tecnologias para uma agricultura cada vez mais moderna, rica, qualificada e em harmonia com o meio ambiente. Além de colaborar com o estudante em desenvolver suas habilidades e poder ajudar alunos, colegas e todo o segmento agro", disse.

Vários projetos vêm sendo desenvolvidos pelo Programa de Mestrado, trazendo a forte ligação Universidade-Empresa e problemas que estão diretamente ligados à cadeia de produção, buscando processos mais limpos e sustentáveis. Segundo o coordenador do Programa, professor José Antonio Gonzalez da Silva, considerando apenas os estudantes que ingressaram em 2021, mais de 50% têm bolsa e projetos financiados por empresas parceiras. Portanto, pesquisas que buscam  fortes avanços em todos os quesitos e trazem elementos de melhoria das técnicas de manejos, processos de maior cuidado do solo, água, ar e alimentos, redução de uso de agrotóxicos, segurança alimentar, geração e transformação de novos produtos e possibilidade de estudos aprofundados nas cadeias de produção buscando melhoria de eficiência e novas perspectivas. O coordenador comenta que esta relação Universidade-Empresa vem sendo cada vez mais fortalecida. Isto porque o rigor técnico-científico e a qualidade das pesquisas mostram o potencial de pesquisadores da Universidade na busca do aprofundamento dos problemas e geração de soluções.

Hoje, setores público e privado percebem a Unijuí como uma Universidade diferenciada, capaz de trazer estreita relação da realidade e seus problemas regionais, tendo como foco o desenvolvimento socioambiental do Noroeste do Rio Grande do Sul.

O Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade tem como objetivo formar pesquisadores com visão sistêmica e multidisciplinar, capazes de compreender as inter-relações entre o ambiente, a sociedade e a tecnologia; participar de forma crítica e reflexiva no desenvolvimento regional, considerando os princípios e valores da sustentabilidade, gerando tecnologias apropriadas aos sistemas produtivos locais; promover a produção de conhecimentos na área do meio ambiente em geral, bem como, no campo do diagnóstico e da solução de problemas de interesse socioambiental.

O Programa está com edital aberto para seleção de novos estudantes para o curso de Mestrado. Estão sendo ofertadas 25 vagas. As inscrições podem ser realizadas pelo site unijui.edu.br/ppgsas, mediante preenchimento de formulário eletrônico e entrega dos documentos necessários, até o dia 6 de dezembro.