Caps AD II recebe pesquisa de hortoterapia do PPG em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade - Unijuí

A parceria entre a Unijuí, através da Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, e o Hospital Bom Pastor está permitindo a inclusão da pesquisa “Hortoterapia como proposta de socialização e recuperação das pessoas com transtornos mentais” junto ao Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (Caps AD II) Vida com Dignidade, pelo período de 12 meses.

O projeto conta com a presença da mestranda Daiana Souza de Quadros e demais estudantes do curso, que realizam, além do trabalho na hortoterapia, atividades de educação permanente em saúde, com temas ligados ao preparo de canteiros, capina, plantio, irrigação, adubação, colheita, gestão e manejo de uma horta, uso de adubos alternativos, orgânicos, posição solar, cultivo de hortaliças, plantas medicinais, chás e fitoterápicos.

Além do reaproveitamento de insumos domésticos como arteterapia e alimentação saudável, serão trabalhados temas ligados ao meio ambiente e que influenciam diretamente nas questões de bem-estar, saúde física e mental.

O espaço destinado para atividade de hortoterapia é de 81 metros quadrados, além do seu entorno, onde já se encontram em construção os canteiros e caixotes suspensos para hortaliças, o espiral de ervas e o relógio do corpo humano para o plantio das plantas medicinais.

Na manhã da última quarta-feira, 29 de setembro, o Caps AD II revitalizou o espaço destinado para hortoterapia. Segundo a coordenadora do serviço, Letícia Costa, a horta faz parte da Instituição desde 2014 e, neste ano, a partir de recurso do governo federal, foi possível revitalizar o local.

O coordenador do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, professor José Antonio Gonzalez da Silva, ressalta a contribuição deste trabalho, trazendo elementos da natureza e contando com o solo e planta como elementos de recuperação e terapia, reforçando o elevado nível de atuação dos projetos do Programa na proposta de resolução de problemas em distintas áreas de ação, tendo como centralidade a qualidade de vida, bem-estar e sustentabilidade.