Unijuí firma parceria com a Dubai Alimentos para realização de projeto de pesquisa - Unijuí

Uma nova parceria foi firmada nesta quinta-feira, 24 de março, entre a Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (Fidene), mantenedora da Unijuí, e a Dubai Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios. O contrato firmado prevê a realização conjunta do projeto de pesquisa “Bioativos da aveia e erva-mate como elementos constitutivos de alimentos e de medicamentos no tratamento de síndrome metabólica: potencial de validação científica e desenvolvimento de produtos”.

Por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí, será analisado o potencial de compostos bioativos no tratamento da síndrome metabólica - que corresponde a um conjunto de condições que aumentam o risco de doença cardíaca, acidente vascular cerebral e diabetes, e na redução do estresse oxidativo - estado que o nosso corpo fica quando os níveis de antioxidantes não são altos o suficiente para compensar os efeitos nocivos dos radicais livres.

Coordenador do Programa de Pós-Graduação, o professor José Antonio Gonzalez da Silva agradeceu o diretor da Dubai Alimentos, Dante Maurício Tissot, por ter acreditado no estudo, que conta com o envolvimento de professores e da mestranda em Sistemas Ambientais, Amanda Klidzio Polanczyk. Tissot, por sua vez, falou sobre a importância de aproximar os estudantes bolsistas da empresa, para que entendam os processos e para que possam propor iniciativas, agregando conhecimento.

Conforme destacou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, a interação entre estudantes e empresas amplia a possibilidade de estudo e a criação de novos produtos, para além do melhoramento de sistemas por meio da pesquisa, tornando a inovação um processo constante dentro dos empreendimentos.

“Esse estreitamento entre empresas e a Universidade, para os bolsistas, a fim de entender as demandas do mercado e pensar em outros processos, é muito importante para os nossos estudantes, especialmente dos programas de mestrado e doutorado”, reforçou a reitora, professora Cátia Maria Nehring.

Representando a Unijuí, estiveram no encontro a reitora, professora Cátia Maria Nehring; o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González; o coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, professor José Antonio Gonzalez da Silva; e a professora do curso de Farmácia e do PPG em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, Christiane Collet. Pela empresa, estiveram presentes o diretor Dante Mauricio Tissot e Marcos Antônio Trevizan.