Turma do PPGSAS visita plantação de araucárias e mata nativa na região serrana do Estado - Unijuí

Turma do PPGSAS visita plantação de araucárias e mata nativa na região serrana do Estado

No último sábado, dia 21 de maio, a turma da disciplina de Agrotóxicos na Saúde e Ambiente, do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (PPGSAS) da Unijuí, realizou a visita em uma área de cultivo de araucária (Araucaria angustifolia), na localidade de Guabiroba Alta, Sananduva, norte do Estado. 

O engenheiro agrônomo, professor doutor Roberto Carbonera, conduziu a aula prática sobre plantio, manejo e preservação de araucárias e mata nativa, onde as estudantes puderam observar de perto o ambiente de cultivo das plantas e a colheita do pinhão - sementes que possuem potencial gastronômico e oferecem uma alternativa de renda aos produtores rurais. 

Na oportunidade, foram registrados elementos que compõem a paisagem desta formação vegetal, como líquens de diversas cores e formatos, aves como a curicaca, o carcará e o surucuá-variado e uma diversidade de samambaias e arbustos. Além destas, frutíferas nativas também foram apreciadas. Vivem associados aos pinheiros pés de guabiju, guabiroba - que deu origem ao nome do local, angicos, camboim, pitangueira, amora-preta, araticum, laranja, bergamota, dentre outros.

A araucária é uma árvore nativa do Sul do Brasil, que chega a alcançar 50 metros de altura. Ela produz o pinhão, semente saboreada pela população e  que serve de base alimentar à fauna silvestre, como é o caso da gralha-azul, do papagaio-charão e dos saguis, comunidades ameaçadas pela degradação da mata de araucárias. A araucária é hoje listada como ameaçada de extinção no País. O fomento ao seu cultivo e conservação é parte da busca por um futuro mais sustentável a todos.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.