Professores trabalham capacitação de lideranças a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Unijuí

Entre os meses de setembro de 2021 e julho de 2022, foi desenvolvido um processo de capacitação de lideranças no município de Boa Vista do Cadeado, a partir do tema “Desenvolvimento e Sustentabilidade: a efetivação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 no município”. A iniciativa parte do Poder Executivo e da Unijuí, por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (PPGSAS) e do Observatório de Direitos Humanos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito.

Contando com a participação de lideranças municipais, conselheiros, professores, estudantes e membros da comunidade, a qualificação foi desenvolvida em três momentos: o primeiro focou nos estudos e reconhecimento da Agenda 2030 e dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e sua implementação no âmbito municipal. O segundo bloco de estudos foi sobre a realidade local, unindo teoria e prática, onde participaram estudantes e professores do curso de Agronomia, desenvolvendo estudos de diagnóstico e pesquisa de campo; e o terceiro tratou de análises e desafios frente à realidade local, com a possibilidade de contemplar projetos para o município, com recursos orçamentários ou projetos específicos que serão desenvolvidos.

A municipalização da Agenda 2030 corresponde ao processo de localização dos ODS no município, por meio da criação, realização, acompanhamento e difusão de projetos em prol do desenvolvimento sustentável da cidade, percebida como bem comum por agentes públicos, privados e sociedade civil.

Conforme destaca a Organização das Nações Unidas - ONU, os ODS constituem um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão conclamando e contribuindo, a fim de atingir a Agenda 2030 no Brasil.

A Agenda é um plano de ações para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Ela também busca fortalecer a paz universal com mais autonomia para as pessoas. Todos os países e todas as partes interessadas, atuando em parceria colaborativa, implementarão este plano. Neste sentido, a Unijuí buscou promover os saberes locais e sua responsabilidade e conexão com as mudanças globais pela sustentabilidade. Nesta jornada coletiva, assume-se o propósito de que ninguém seja deixado para trás.

Entre os temas priorizados na qualificação, e respeitando as características do município, deu-se início à Análise Diagnóstico de Sistemas Agrários, uma metodologia que permite identificar limites e potencialidades dos diferentes sistemas de cultivo e criação e, a partir disso, possibilita apresentar proposições de melhorias para os diferentes tipos de sistemas de produção encontrados, de acordo com a expectativa dos agricultores, bem como propor linhas estratégicas de desenvolvimento para a agricultura municipal.

Outros eixos estarão presentes no seguimento da construção da agenda, envolvendo aspectos do urbanismo, do saneamento básico, da agroindústria e do comércio local, sempre buscando assegurar prosperidade para as pessoas que vivem no município, com qualidade de vida para presentes e futuras gerações.

A iniciativa contou com a presença dos gestores públicos locais, especialmente do prefeito e vice, João Paulo e Juquinha, e do desejo, compromisso e projeto para o desenvolvimento sustentável no município.

Como encerramento, foi realizada uma assembleia de apresentação de resultados desta etapa, com entrega de certificado aos participantes do curso.