Professores trabalham capacitação de lideranças a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Unijuí

Professores trabalham capacitação de lideranças a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Entre os meses de setembro de 2021 e julho de 2022, foi desenvolvido um processo de capacitação de lideranças no município de Boa Vista do Cadeado, a partir do tema “Desenvolvimento e Sustentabilidade: a efetivação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 no município”. A iniciativa parte do Poder Executivo e da Unijuí, por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (PPGSAS) e do Observatório de Direitos Humanos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito.

Contando com a participação de lideranças municipais, conselheiros, professores, estudantes e membros da comunidade, a qualificação foi desenvolvida em três momentos: o primeiro focou nos estudos e reconhecimento da Agenda 2030 e dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e sua implementação no âmbito municipal. O segundo bloco de estudos foi sobre a realidade local, unindo teoria e prática, onde participaram estudantes e professores do curso de Agronomia, desenvolvendo estudos de diagnóstico e pesquisa de campo; e o terceiro tratou de análises e desafios frente à realidade local, com a possibilidade de contemplar projetos para o município, com recursos orçamentários ou projetos específicos que serão desenvolvidos.

A municipalização da Agenda 2030 corresponde ao processo de localização dos ODS no município, por meio da criação, realização, acompanhamento e difusão de projetos em prol do desenvolvimento sustentável da cidade, percebida como bem comum por agentes públicos, privados e sociedade civil.

Conforme destaca a Organização das Nações Unidas - ONU, os ODS constituem um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão conclamando e contribuindo, a fim de atingir a Agenda 2030 no Brasil.

A Agenda é um plano de ações para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Ela também busca fortalecer a paz universal com mais autonomia para as pessoas. Todos os países e todas as partes interessadas, atuando em parceria colaborativa, implementarão este plano. Neste sentido, a Unijuí buscou promover os saberes locais e sua responsabilidade e conexão com as mudanças globais pela sustentabilidade. Nesta jornada coletiva, assume-se o propósito de que ninguém seja deixado para trás.

Entre os temas priorizados na qualificação, e respeitando as características do município, deu-se início à Análise Diagnóstico de Sistemas Agrários, uma metodologia que permite identificar limites e potencialidades dos diferentes sistemas de cultivo e criação e, a partir disso, possibilita apresentar proposições de melhorias para os diferentes tipos de sistemas de produção encontrados, de acordo com a expectativa dos agricultores, bem como propor linhas estratégicas de desenvolvimento para a agricultura municipal.

Outros eixos estarão presentes no seguimento da construção da agenda, envolvendo aspectos do urbanismo, do saneamento básico, da agroindústria e do comércio local, sempre buscando assegurar prosperidade para as pessoas que vivem no município, com qualidade de vida para presentes e futuras gerações.

A iniciativa contou com a presença dos gestores públicos locais, especialmente do prefeito e vice, João Paulo e Juquinha, e do desejo, compromisso e projeto para o desenvolvimento sustentável no município.

Como encerramento, foi realizada uma assembleia de apresentação de resultados desta etapa, com entrega de certificado aos participantes do curso. 

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.