Dissertação do PPG em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade analisa resistência de cultivares de aveia - Unijuí

Dissertação do PPG em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade analisa resistência de cultivares de aveia

A aveia possui uma série de benefícios à saúde, sendo rica em um tipo específico de fibra, a beta-glucana, que diminui os níveis de colesterol no sangue. Com o intuito de encontrar variedades desse cereal, em que o cultivo seja feito de forma sustentável, evitando doenças nas folhas, a então mestranda em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí, Laura Mensch Pereira, desenvolveu sua dissertação com o tema “A busca de cultivares de aveia mais resistentes à progressão de doenças foliares na redução de uso de fungicida à maior qualidade ambiental com segurança alimentar”. 

“O tema da minha dissertação foi a experimentação do cultivo de diversas cultivares de aveia, submetidas à redução do uso de agrotóxicos, almejando, um dia, uma produção mais sustentável”, relata.

Três cultivares de aveia tiveram, durante os ensaios, uma menor progressão da doença foliar, quando utilizadas doses menores de fungicida. “Além de apresentarem o mesmo e até maior rendimento de grãos, que é o que a indústria deseja, quando comparada com cultivares que tiveram todo o tratamento para a doença foliar”, explica.

As cultivares que tiveram êxito são oriundas do Programa de Melhoramento Genético da Unijuí. “Além delas possuírem resistência às doenças foliares, as cultivares apresentaram caracteres de interesse industrial, como o rendimento de grãos”, acrescenta Laura.

Segundo ela, essa combinação entre rendimento e sustentabilidade traz benefícios para as empresas e também para os consumidores. “A produção agrícola está alocada com uma menor utilização de agrotóxicos, o que gera um menor índice de contaminação ambiental. Desta forma, privilegiamos a produção sustentável, a agroecologia e um produto final com segurança alimentar”, completa.

Laura acredita que seu próximo passo é colocar em prática os ensinamentos que o Progama de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade proporcionou. “Após a conclusão, almejo a docência e também uma oportunidade nesta área de formação, onde possa aplicar o conhecimento adquirido com o mestrado”, finaliza.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.