Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade promove Aula Magna sobre mudanças climáticas - Unijuí

Aconteceu na última sexta-feira, dia 12 de agosto, a Aula Magna do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí (PPGSAS), com o tema “Mudança climática no cenário atual”. O evento ocorreu de forma online, com transmissão ao vivo pelo canal da Universidade no YouTube.

O convidado para falar sobre o assunto foi o cientista ambiental e meteorologista, Carlos Afonso Nobre. Ele é coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas e pesquisador sênior do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. O mediador da palestra foi o doutor em Agronomia e professor do PPGSAS, Roberto Carbonera.

O palestrante apontou algumas das principais evidências que indicam a emergência climática, como o recuo das geleiras, elevação do nível do mar, aumento da temperatura global e acidificação dos oceanos. “As mudanças climáticas são um desafio para todos nós, para a humanidade e para a própria sobrevivência do planeta”, afirmou.

Ele ressaltou, ainda, que principalmente nas últimas décadas, o clima do planeta foi muito alterado pela ação humana. “Com a injeção de gases de efeito estufa que retém o calor próximo da superfície, nós modificamos muito os ciclos naturais, até mesmo os ciclos geológicos. Se um humano for analisar os sedimentos no fundo dos oceanos daqui a mil, dois mil anos, vai ver essa marca clara da ação humana, vai ver plástico e outras coisas que não existem na natureza”, relatou o pesquisador.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável também estiveram presentes na fala do professor Carlos Nobre. Ele destacou seis grandes transformações que podem contribuir para o alcance dos ODS, relacionadas à capacitação humana e demografia; consumo e produção; descarbonização e energia; alimentação, biosfera e água; cidades inteligentes; e revolução digital. “Para atingirmos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, para prosperidade com inclusão social, paz social e sustentabilidade planetária, humana e de todos os ecossistemas, mantendo a biodiversidade, nós temos que atacar todas as áreas, não só a questão do clima”, evidenciou.