Mestrandos em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade realizam visita ao Parque da Pedreira - Unijuí

Mestrandos em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade realizam visita ao Parque da Pedreira

Mestrandos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí visitaram no último sábado, 10 de setembro, a Estação Cidadania, Cultura e Esporte e o Parque Popular da Pedreira, acompanhados pelo professor doutor Roberto Carbonera e pela coordenadora da Estação, Rosa Barbosa.

O parque originou-se de duas pedreiras que foram desativadas e tornaram-se um grande depósito de lixo. Posteriormente, o espaço de área degradada foi transformado e utilizado para a implantação de atividades que levam integração para a comunidade, promovendo a cidadania. Neste sentido, estão sendo desenvolvidas ações que contribuem com uma melhor qualidade de vida dos moradores em todos os aspectos, desde saúde, cultura, educação até o meio ambiente, possibilitando a inclusão social e o acesso à cidadania.

O parque incentiva a ocupação dos espaços públicos pela comunidade ijuiense e proporciona três áreas de lazer: o Parque Norte, que conta com uma ampla área verde e um deck com vista para o lago, banheiro e quiosques com água fria/quente; o Parque Sul, que possui quadra esportiva, academia ao ar livre, bancos e playground, além de, futuramente, também contar com área verde - logo, as duas áreas terão uma cafeteria; e uma terceira área que compreende a Estação Cidadania, uma estrutura com espaço onde são desenvolvidos projetos e ações voltados à comunidade do entorno. São realizadas atividades circenses, oficinas, arte, esporte, teatro, danças, música e cinema. Além disso, o local possui uma sala de informática e uma biblioteca com elevado acervo de livros. 

Dessa forma, a transformação de um espaço de ausências para um espaço de presenças proporciona à comunidade ijuiense a concretização de um referencial de lazer que mobiliza diversos grupos sociais e efetiva a concepção ampla da cidadania: o direito a ter direitos.

Por Stela de Almeida Pozzobon, mestranda em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.