PPG em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade participa de reunião do Fórum da Agenda 21 - Unijuí

Estudantes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí, juntamente com o professor Roberto Carbonera, participaram da reunião do Fórum da Agenda 21, que aconteceu no dia 20 de maio, nas dependências da Escola Municipal Rui Ramos, no bairro São José.

Na pauta da reunião, ocorreu a manifestação da diretora da escola, Nádia Cristina Cortes, que além das boas-vindas, ressaltou a importância destes momentos de discussão. Em seguida, a presidente da Associação de Moradores do bairro São José, Sandra Bado, fez um relato das ações realizadas no bairro, que corroboram com a Agenda 21. Dentre elas, a limpeza e manutenção da praça localizada no bairro, inclusive de grafitagem do muro externo da escola anfitriã, que estava sendo realizado na mesma manhã.

Na sequência, o secretário municipal de Meio Ambiente, Yuri Pilissão, apresentou as políticas públicas socioambientais no município de Ijuí e as ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em 2023. O secretário explanou sobre a gestão integrada de resíduos sólidos; coleta e destinação em Ijuí; projeto de recuperação de área degradada e as obras do sistema de esgotamento sanitário que está sendo implantado na cidade.

O Fórum da Agenda 21 de Ijuí é um instrumento de articulação e discussão entre poder público, comunidade, órgãos e instituições relacionadas, visando possibilidades de propostas e ações de políticas públicas que beneficiem toda a população.

Texto elaborado pela mestranda Rosane Menezes