_html_f47b4a5bcea043a4.jpg)
Engajamento das equipes no cuidado seguro no ciclo gravídico puerperal foi tema do seminário organizado pelo curso de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Atenção Integral à Saúde da Unijuí.
O evento foi realizado em prol da Aliança Nacional para o Parto Seguro e Respeitoso, que reúne entidades que estão dispostas a atuar em prol da redução da mortalidade materna e neonatal e da garantia de direitos básicos para o parto e para o nascimento seguros em nosso País. A Aliança foi criada atendendo ao chamado da Organização Mundial da Saúde (OMS), que escolheu o “Cuidado materno e neonatal seguro” como tema do Dia Mundial da Segurança do Paciente 2021, comemorado em 17 de setembro.
O seminário também contou com o apoio da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente, da Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí e da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde.
A professora Adriane Kolankiewicz mediou o seminário e a abordagem do tema foi realizada pela enfermeira vinculada à Secretaria Municipal de Ijuí e mestranda do programa, Denise Casagrande, que falou sobre a importância do pré-natal e da atenção singular que cada mulher requer no pós-parto e o quanto a comunicação entre os profissionais de saúde e serviços é essencial.
Na sequência, o evento contou com a participação da enfermeira egressa do curso de Enfermagem da Unijuí, Andreia Kuss, no momento consultora da Organização Nacional de Acreditação, que destacou a utilização dos protocolos de segurança do paciente neste contexto.
Participaram estudantes de graduação, docentes, enfermeiros da Atenção Primária à Saúde e do hospital. O evento proporcionou momentos de reflexão e integração entre ensino-serviço.
_html_34a05542d15b3011.jpg)
_html_c0b78af70770ee5c.jpg)
_html_a67f9f566b0ccf38.jpg)