Mestrandos em Atenção Integral à Saúde propõem estratégia de transição do cuidado para pacientes no pós-operatório - Unijuí

Mestrandos em Atenção Integral à Saúde propõem estratégia de transição do cuidado para pacientes no pós-operatório

A transição do cuidado é compreendida como o desenvolvimento de ações por profissionais de saúde, a fim de garantir a continuidade dos cuidados de saúde na transferência de pacientes entre diferentes serviços, como do hospital para os postos de saúde. Ao se tratar de pacientes cirúrgicos, este contexto é ainda mais complexo, tendo em vista a fragilidade do paciente no status pós-operatório, já que existem diversos fatores que o limitam neste período, como a insegurança, a dor e a baixa compreensão dos procedimentos realizados e das suas possíveis complicações.

A partir desta problemática, discutida nas disciplinas de Políticas Públicas e Educação em Saúde do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) da Unijuí, os mestrandos Alisson Castanho (médico), Tainara Bonmann (biomédica), Juliana Feix (enfermeira) e Gustavo Barreto (médico), coordenados pela professora Adriane Kolankiewicz, trabalharam a partir da compreensão do problema, das discussões realizadas em sala de aula, das vivências e da revisão de literatura. Eles foram desafiados pelos demais professores da disciplina - Arnaldo Nogaro, Cristina Thumm, Janaína Coser e Marília Krug - a propor estratégias de solução pautadas em evidências científicas.

Visto que a transição do paciente cirúrgico para outros serviços, após a alta, é uma preocupação dos gestores e dos profissionais de saúde, pois, por vezes, gera visitas hospitalares excessivas, aumento de custos para o sistema público de saúde, além do prejuízo para o paciente, que não consegue muitas vezes ter acesso a dúvidas que podem surgir sobre o procedimento e sua condição cirúrgica, os mestrandos elaboraram um sumário de alta que pode ter três vias, ficando uma de posse do paciente, outra do hospital e a terceira com a equipe de atenção básica. O sumário de alta contém informações clínicas importantes sobre os pacientes, bem como o contato telefônico do serviço e orientações quanto aos cuidados cirúrgicos que os pacientes e equipe de saúde devem seguir.

Após a elaboração do material, os mestrandos treinaram as equipes de enfermagem e da Residência Médica em Ortopedia do Hospital de Caridade de Erechim para o uso do sumário, além de discutir a importância do seu uso. O referido trabalho teve importante contribuição social, tendo em vista que o hospital é referência em cirurgia ortopédica para mais de 130 municípios e passou, desde então, a utilizar a nota de alta com todos os seus pacientes da ortopedia, tornando-se um protocolo da instituição. 

Para o mestrando Gustavo, que coordenou a discussão com os gestores do hospital e com as equipes de enfermagem e médica, está sendo muito gratificante, pois a ação da disciplina foi implementada na instituição e passa a alcançar muitas pessoas. Com isso, reduziu-se o número de retornos desnecessários, filas, custos de transporte e deixou os pacientes muito mais seguros, confiantes e confortáveis em seu pós-operatório. Inicialmente, a iniciativa foi testada com um grupo de pacientes e, agora, já está sendo implementadaq em outras áreas da ortopedia.

Para a mestranda Tainara, a proposta apresentada pela disciplina fez com que o grupo refletisse sobre a realidade dos serviços de saúde que fazem parte da rede de atenção à saúde, desafiando os estudantes a pensar em uma solução a partir de evidências. Foi um desafio gratificante, segundo ela, já que contribui para o bem-estar do paciente, bem como para a melhora dos serviços de saúde.

Já para a mestranda Juliana, que atua na Atenção Primária à Saúde, foi muito gratificante poder contribuir para um melhor atendimento à população por meio das discussões interdisciplinares do PPGAIS. Como ressalta, as ações propostas pelo Programa estão, com certeza, contribuindo para uma melhor qualidade de vida da população e continuidade dos cuidados entre os serviços de saúde.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.