Trabalho do Mestrado em Atenção Integral à Saúde é premiado em evento internacional - Unijuí

Nos dias 26 e 27 de setembro de 2019, a docente do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu Mestrado em Atenção Integral à Saúde, Dra. Adriane Kolankiewicz, participou do Seminário Internacional de Pesquisa de Métodos Mistos, realizado na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. A docente apresentou um trabalho que é fruto da dissertação da mestre Daiane Fernanda Brigo e teve a co-orientação da professora Dra. Elisiane Lorenzini. Trata-se de um estudo com métodos mistos e utilizou os princípios do diálogo deliberativo como estratégia de translação do conhecimento, que, integrado nas pesquisas em saúde, pode gerar dados valiosos e aumentar a aplicabilidade das evidências científicas na prática. O trabalho foi avaliado de forma escrita, de maneira cega e no momento da apresentação oral foi avaliado por pesquisadores referências no método. O trabalho obteve o Prêmio Melhor Trabalho - 20 Lugar.

Para a professora, o evento contribuiu muito, pois oportunizou assistir e fazer debates com palestrantes internacionais e nacionais que utilizam o método, bem como fortalecer parcerias de pesquisa. Destaca que o método é pouco usado no Brasil. "A utilização de métodos mistos é uma tendência crescente na pesquisa em saúde como uma alternativa para a investigação de fenômenos complexos relacionados ao cuidado e à saúde humana. Para tanto, no Seminário foi possível aprofundar as discussões acerca da utilização do método, bem como divulgar trabalhos que estão sendo desenvolvidos utilizando os métodos mistos como abordagem metodológica", salienta.

Seleção

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, uma associação entre a Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, torna público que estarão abertas as inscrições para o provimento de vagas para alunos especiais no Curso de Mestrado em Atenção Integral à Saúde, 2º semestre de 2019 (Bloco IV).

A inscrição deve ser encaminhada pelo e-mail ppgais@unijui.edu.br até o dia 09 de outubro de 2019, através de preenchimento do formulário em anexo. A matrícula deve ser feita de forma presencial na Secretária Acadêmica da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Rua do Comércio, 3000 - Bairro Universitário - Ijuí – RS, entre os dias 07 a 09 de outubro de 2019, das 8h às 11h e das 13:30h às 17h.

Edital completo em www.unijui.edu.br/ppgais