Estudo de egressa da Unijuí é publicado na revista Acta Paulista de Enfermagem

Foi publicado na revista Acta Paulista de Enfermagem, de autoria de Sandra Dal Pai, egressa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Atenção Integral à Saúde, o estudo que objetivou analisar a confiabilidade e validade das propriedades psicométricas da versão brasileira do instrumento para Pesquisa sobre Cultura de Segurança do Paciente para Atenção Primária à Saúde. O estudo foi realizado com  profissionais da equipe multiprofissional de um município do noroeste do estado do Rio Grande do Sul/ Brasil.

A versão do questionário Pesquisa sobre Cultura de Segurança do Paciente para Atenção Primária à Saúde apresentou propriedades psicométricas válidas e confiáveis. Avaliar as propriedades psicométricas, representa avaliar se o conjunto de variáveis do instrumento de fato, mensura o que foi projetado para medir com outras populações. Ainda a cultura de segurança do paciente mensurada na APS, foi positiva na maior parte dos domínios do instrumento, excetuando-se para o domínio Pressão e ritmo de trabalho. Este estudo traz resultados referentes a cultura de segurança na APS, o que ainda é uma lacuna no Brasil.

Trata-se de um estudo de caráter inédito no Brasil, configurando-se como ponto de partida para futuras investigações que podem ser realizadas em outras regiões brasileiras. Ainda, os resultados do estudo foram apresentados e discutidos pela Mestre em Atenção Integral à Saúde Sandra Dal Pai aos participantes do estudo e gestores daquele município, com objetivo de promover a aplicação dos resultados na prática, o que pode impactar de maneira positiva nos serviços de saúde.

A continuidade desse estudo está em andamento no Grupo em Pesquisa Cuidado Gestão e Educação em Enfermagem e Saúde da Unijuí. O estudo, orientado pela professora Drª. Adriane Kolankiewicz, é parte das ações da linha de pesquisa do Mestrado em Atenção Integral à Saúde “Processos Saúde-Doença-Cuidado” e contou com o apoio do pesquisador Manuel Portela Romero do Complexo Hospitalar Universitário de Santiago da Compostela, da Espanha. O estudo está disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002019000600642&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

 

 


Compartilhe!