Coronavírus é tema de Seminário temático na Unijuí - Unijuí

Coronavírus é tema de Seminário temático na Unijuí

Na noite desta terça-feira, dia 10, o Programa de Mestrado em Atenção Integral à Saúde realizou Seminário Temático para tratar sobre a epidemia global de Coronavírus. Por videoconferência, os estudantes do curso conversaram com a professora doutora Ana Beatriz Gorini da Veiga, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Diante do crescente número de casos em diversos países, incluindo o Brasil, o Programa teve o objetivo de disseminar as principais informações sobre este novo vírus.

A professora Ana Beatriz possui Graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS (1999), Mestrado (2001) e Doutorado (2005) pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular do Centro de Biotecnologia da UFRGS; doutorado com estágio de 12 meses nos National Institutes of Health/ NIH, USA (Doutorado sanduíche). Estágio sênior (12 meses) no Departamento de Microbiologia da Icahn School of Medicine at Mount Sinai, em New York (2015/2016), onde desenvolveu projeto sobre epidemiologia molecular de vírus influenza A. É professora associada da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Outras ações sobre o Coronavírus

Assim como o Programa de Mestrado em Atenção Integral à Saúde da Unijuí está atento a esta questão do Coronavírus, a FIDENE/Unijuí como um todo tem divulgado informações e proporcionado momentos para trabalhar a prevenção:

- Cartazes em diversos pontos da instituição com informações relevantes sobre prevenção e cuidados com relação ao vírus foram afixados;

- No dia 04 de março a EFA promoveu palestra para os alunos da Escola. O enfoque foi sobre o surgimento da doença, sobre as características de um vírus, contextualizou a situação global, local e sanou diversas dúvidas dos estudantes, realizada pela professora de Ciências da Escola, Mariana Trevisan. Na oportunidade, a enfermeira Fernanda Goi e técnica em enfermagem Mirian Haisky, do SESMT/UNIJUÍ, que falaram sobre prevenção, cuidados essenciais no dia a dia para evitar a transmissão de diversas doenças semelhantes ao contágio do Coronavírus (covid-19).

- Ainda nesta semana será publicado um vídeo nas Redes Sociais da Universidade, em parceria com a 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, sobre o tema;

- O Rizoma, programa da Unijuí FM e Unijuí que discute temas importantes da atualidade, dedicou o primeiro episódio da temporada 2020 para o Coronavírus, discutindo, além das questões de saúde, os impactos econômicos na economia mundial. O episódio já está no ar em podcast. Confira: