Pesquisa de mestrado avalia a ação de plantas medicinais em benefício de mulheres no climatério - Unijuí

Daiana Meggiolaro Gewehr é egressa do curso de farmácia da Unijuí e, agora, mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, que é um projeto interinstitucional entre a Unijuí e a Universidade de Cruz Alta (Unicruz). Sua dissertação é intitulada “Avaliação do efeito da Infusão de Baccharis trimera (Less.) DC. sobre parâmetros bioquímicos, toxicológicos e de estresse oxidativo em mulheres no climatério” e foi orientada pela professora doutora Evelise Moraes Berlezi.

Ainda durante a graduação, Daiana já fazia parte do Grupo de Estudos em Gerontologia (GERON), com foco no estudo do processo de envelhecimento feminino e, com o mestrado, pode continuar neste aprendizado, com ênfase no uso de plantas medicinais por mulheres no climatério. Neste período da vida da mulher, acontece a diminuição progressiva do hormônio estrogênio, aumentando as chances de doenças crônicas e estresse oxidativo. A suplementação de substâncias com potencial antioxidante, como as plantas medicinais, podem auxiliar na prevenção de doenças relacionadas ao estresse oxidativo.

O uso de plantas com finalidade terapêutica é extremamente frequente e também importante à saúde. Durante a pesquisa de mestrado, Daiana constatou por meio de estudos in vitro e in vivo, que a Baccharis trimera, conhecida popularmente como carqueja, tem grande potencial antioxidante. “O estudo foi um ensaio clínico realizado com 41 mulheres voluntárias. As participantes foram aleatoriamente designadas para receber infusão de Baccharis trimera por 90 dias consecutivos, na dose de 2,5 g/dia (grupo com 19 integrantes) ou 5 g/dia (grupo com 22 integrantes)”, explica Daiana.

Durante a pesquisa, a estudante constatou que o uso da infusão reduziu os danos nos lipídios e aumentou os níveis de HDL-c em mulheres climatéricas, independente da dose. Além disso, também apresentou ação diurética e digestiva, conforme relatado pelas participantes.

Daiana ainda faz um alerta, pois o uso de plantas medicinais é um recurso terapêutico muito utilizado pela população, mas assim como o seu uso pode trazer benefícios, também pode gerar riscos. “A realização de estudos para avaliar o potencial terapêutico e toxicológico são fundamentais. Os resultados sugerem que a infusão de Baccharis trimera (carqueja) tem efeito benéfico sobre o perfil lipídico e hepático, sem efeitos tóxicos”, destaca.

O desafio, segundo Daiana, também acontece com o desenvolvimento de um estudo clínico. “A elaboração de um estudo clínico envolve muitas etapas, necessita da colaboração de várias pessoas e também de um grupo de pesquisa, incluindo estudantes, professores e a participação da comunidade. O mestrado me proporcionou uma vivência multidisciplinar, além do ensino durante as disciplinas, somos instigados a pensar cientificamente, buscar informações e qualificar-se sempre”, finaliza Daiana, mestre em Atenção Integral à Saúde.