Trabalhos do Grupo de Pesquisa em Fisiologia da Unijuí recebem menção honrosa em evento nacional - Unijuí

Três trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa em Fisiologia da UNIJUÍ (GPeF), receberam Menção Honrosa no Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Fisiologia SBFis (LIX) realizado de 14 a 17 de Setembro de 2024 em Caxambu-MG. Os trabalhos foram feitos pela doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC), Diovana de Batista, pelo bolsista do CNPq Welerson dos Reis, e pelo professor Thiago Gomes Reck. 

O trabalho de Diovana, recebeu menção honrosa ao apresentar, na sessão de Fisiologia Comparada, possibilidades de uso da modelagem computacional para predição de toxicidade de agrotóxicos (especificamente, o glifosato), utilizando minhocas que foram expostas ao glifosato no solo em ambiente de laboratório. 

Também participaram do trabalho a bolsista do Ensino Médio, Maria Todendi, bolsistas de graduação em Medicina, Juliana Pinheiro e Letícia Görk, e Biomedicina, Isadora Ourique, além do egresso do mestrado Lucas Sulzbacher. O trabalho foi orientado pelos professores Pauline Fiorin, do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) Rafael Frantz (PPGMMC), Antônio Miragem (IFFar) e Thiago Heck (PPGAIS/PPGMMC).

Já Welerson recebeu menção honrosa ao apresentar seu trabalho na sessão de Fisiologia Endócrina, onde abordou sobre os efeitos do jejum intermitente em ratos de laboratório no controle da obesidade e seus efeitos sobre o comportamento, área da neurociência que pretende seguir na investigação, já atuando como aluno eventual do PPGAIS. Este trabalho, é continuidade de um mestrado conduzido pelo GPeF, com participação de Lucas Sulzbacher (ambos egressos do PPGAIS), contando com a participação de outros bolsistas (Julia Pacheco e Anna Bagetti), sob orientação dos líderes do grupo, professora Mirna Ludwig (PPGAIS) e Thiago Heck.

O professor Thiago Heck recebeu menção honrosa ao apresentar os dados do mestrado de Renan Basso e Luana Weizenmann, ambos egressos do PPGAIS,  sobre os efeitos da terapia térmica de calor sobre a resposta glicêmica de animais obesos diabéticos na sessão de Fisiologia Endócrina. O trabalho orientado em cooperação com a professora. Mirna Ludwig e Matias Frizzo (PPGAIS), contou também com a participação das bolsistas Amanda Gomes e Eduarda Brum, e os egressos do PPGAIS, Maicon SulzBacher e Lucas Sulzbacher. 

Os trabalhos foram submetidos em língua inglesa com objetivo de serem avaliados por cientistas de outros países. Eles serão publicados na revista Biomedical and Biopharmaceutical Research e, segundo o professor Thiago Heck, representam a pesquisa feita no Laboratório de Ensaios Biológicos da Unijuí.  

O grupo ainda apresentou um quarto trabalho, sobre uso de base de dados computacionais para definição de alvos terapêuticos moleculares. O trabalho em cooperação com a University of Pittsburgh, a partir da professora Julia dos Santos, e Southern Cross University, com Vinícius Cruzat, foi apresentado pelo bolsista e acadêmico de Psicologia da Unijuí, Luã Urrutigaray. Este trabalho teve, ainda, a participação da doutoranda Diovana Batista e dos professores Caroline Quines, Vitor Oliveira e Thiago Heck.

"A certeza que fica, é de que os caminhos trilhados até aqui pela Instituição, programas e o grupo é adequado e reconhecido externamente. E como resultado para todos, um impulso de motivação para todos seguirem investindo na ciência como caminho de nossa formação, apesar das dificuldades e desafios", afirma o professor Thiago, que relata ter ficado também contente com os resultados do curso que ministrou no evento sobre a redação de artigos, com o título de "Anatomia e a Fisiologia da Comunicação Científica".

No congresso, o professor. Thiago Heck recebeu uma homenagem do professor Elisardo Vasques, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) na abertura do simpósio de Fisiologia Vascular “Dive Into The Pulse Of Health: Updates In Cardiovascular Variability For Assessing Autonomic Control And Cardiak Risk In Health And Disease”, coordenado pelo professor Pedro Paulo da Silva Soares, da Uinversidade Federal Fluminense (UFF). 




Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.