Abertura do 12º Congresso Internacional de Saúde aborda a saúde em tempo de crise e as tecnologias emergentes na área - Unijuí

Com o tema “Saúde em tempo de crise - tecnologias emergentes e equidade no acesso”, teve início, nesta terça-feira, 6 de maio, o 12º Congresso Internacional em Saúde (12º CISaúde). O evento é promovido pela Unijuí, por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS), pelos cursos de graduação da área da Saúde da Instituição, e co-promovido pela Universidade do Minho, de Portugal.

O 12º CISaúde tem o objetivo de proporcionar espaços de discussão e reflexão sobre a Saúde em tempo de crise e as tecnologias emergentes. Ele ocorre de forma interdisciplinar e multiprofissional, com a proposta de atualizar os conhecimentos na área e produzir outras abordagens na discussão das inovações apresentadas, de modo que a perspectiva humanista de saúde seja garantida na qualidade de vida produzida para todos.

Na abertura do evento, a coordenadora, professora Eliane Winkelman, valorizou a presença dos estudantes e pesquisadores. Em sua fala, agradeceu a todos que contribuíram para a realização do Congresso, bem como comentou sobre a escolha da temática desta edição. “Convidamos a todos a participarem e aproveitarem ao máximo para  ter uma excelente experiência e desfrutarem os potenciais que este evento pode proporcionar”, relatou. 

Representante da Universidade do Minho, de Portugal, a professora Zélia Ferreira Caçador Anastácio destacou a importância do evento como fomento para pesquisas na área da Saúde. “Tenho grande interesse em acompanhar as pesquisas que estão sendo desenvolvidas na área da Saúde, que é nosso bem mais precioso. Com saúde, teremos acesso a recursos, conforto, alimentação e conseguiremos ter mais empatia, que é fundamental para situações de crise.”

Segundo Zélia, eventos como o 12º CISaúde são feitos para debater e valorizar momentos de crise como oportunidades. “Para desenvolvermos competências, construir, reforçar laços e contribuir para um mundo muito melhor, em harmonia com o planeta e a interrelação da saúde e o planeta”, ressaltou. 

O vice-reitor de Administração, professor Edson Luiz Padoin, desejou um bom Congresso a todos e salientou o orgulho da Universidade em promover eventos como este no ano em que se completa 40 anos do reconhecimento do ensino superior. “Para nós é uma alegria. Esperamos que todas as pessoas aproveitem ao máximo, ainda mais por se tratar de um evento presencial, pois conseguimos conhecer pesquisas diferentes, pessoas e há a possibilidade de assistir apresentações e experienciar o que o autor do trabalho quer transmitir em seu estudo que tem anos de dedicação”, completou. 

A atividade de abertura também contou com duas conferências. A primeira teve o tema “Saúde em tempos de crise: emergências e discursos para a justiça social”, ministrada pelo professor Jonathan Mosquera, da Universidade SurColombiana. Já a segunda teve o tema “Relações entre saúde, ambiente, crise climática e urbanização”, ministrada pelo professor Francisco Milanez. 

Nesta quarta-feira, diversas atividades estão sendo promovidas, como workshops, mesas redondas e palestras importantes, como a conferência “Promoção da Saúde e Sustentabilidade Ambiental a partir da comunidade escolar”, realizada pela professor Zélia Anastácio. 

A programação do 12º Congresso Internacional em Saúde segue até sexta-feira, 9 de maio, com atividades nos três turnos. Ela pode ser conferida na íntegra em unijui.edu.br/eventos





Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.