Programa de Mestrado e Doutorado passa a se chamar Modelagem Matemática e Computacional - Unijuí

Programa de Mestrado e Doutorado passa a se chamar Modelagem Matemática e Computacional

               

O Programa de Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática está de “cara” nova. A partir deste segundo semestre de 2020, passa a se chamar Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC), mudança que já foi homologada pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí e pela CAPES. 

Segundo a coordenadora do Programa, professora Airam Sausen, esta solicitação ocorreu para dar maior visibilidade às pesquisas que são realizadas em nível de Mestrado e Doutorado, ao mesmo tempo para contemplar a criação de uma terceira Linha de Pesquisa ainda em 2019, denominada LP3 - Otimização e Integração de Grandes Volumes de Dados. “Até o ano de 2018 o Programa possuía apenas duas Linhas de Pesquisa: LP1 - Modelagem Matemática e Computacional, Otimização e Controle de Sistemas e LP2 - Modelagem Matemática Aplicada à Engenharia de Biossistemas. A nova Linha de Pesquisa foi adicionada em decorrência da ampliação do número de pesquisas realizadas na área da modelagem computacional utilizando grande bases de dados, Inteligência Artificial (IA) e Data Mining.  Cabe ainda reforçar que, de forma direta ou indireta, os trabalhos vinculados as duas Linhas de Pesquisas anteriores já utilizam técnicas computacionais e simulações numéricas nos projetos e pesquisas desenvolvidos, como pode ser observado nos artigos publicados em Eventos, Periódicos Nacionais e Internacionais, e nas Dissertações e Teses defendidas”, salienta.

Ainda de acordo com a professora,  a estrutura do Programa, de modo geral, não vai sofrer grandes alterações, visto que a modelagem computacional já era realizada, apenas não era explicitada no seu nome. “O que pretendemos agora, no segundo semestre de 2020, é discutirmos a estrutura de algumas disciplinas obrigatórias que estão vinculadas apenas a modelagem matemática, assim como a forma que elas serão ofertadas no Programa”, complementa.

Mais sobre o Programa

A Modelagem Matemática e Computacional é uma área científica que usa amplamente a Matemática e a Computação Científica e está orientada ao aproveitamento de métodos matemáticos e computacionais para a elaboração de modelos matemáticos buscando soluções para problemas atuais nas mais diversas áreas do conhecimento. O Programa da Unijuí tem como objetivo principal utilizar a modelagem matemática como temática fundamental em suas Dissertações e Teses para a melhoria dos processos produtivos, em especial, no setor agroindustrial da região e do país, além da formação de profissionais nessa área para atuar no ensino superior e em empresas como docentes/pesquisadores e cientistas.

Diferentes temáticas são focos de pesquisa no PPGMMC tais como: identificação de sistemas, sistemas dinâmicos e controle de sistemas mecânicos nas engenharias, armazenamento e secagem de grãos, redes de sensores sem fio e planejamento de redes inteligentes (i.e., smart grids), robótica móvel, problemas que envolvem otimização, melhoramento vegetal, fisiologia de plantas cultivadas, produção de novos materiais para engenharia, controle e automação de sistemas, solução de integração em aplicações empresariais, microeletrônica, entre outros. Maiores informações sobre as temáticas desenvolvidas podem ser encontradas a direita, nesta página, no link Grupos e Projetos de Pesquisa. Confira mais detalhes na página do Programa.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.