Estudo realiza testes e simulações computacionais com dados reais em novas tecnologias de rede elétrica - Unijuí

Estudo realiza testes e simulações computacionais com dados reais em novas tecnologias de rede elétrica

Todos os semestres os Programas de Mestrado e Doutorado da Unijuí proporcionam defesas Dissertações e Teses. Os trabalhos, de grande importância para a comunidade, ganham destaque em matéria por meio do projeto Popularização da Ciência, a partir desta semana, em uma ação da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e a Coordenadoria de Marketing. Confira o texto da bolsista do projeto, Evelin Ramos.     

                 

Nos últimos anos, o Sistema Elétrico de Potência (SEP) brasileiro tem passado por modificações, principalmente no que se refere à incorporação de novas tecnologias na rede elétrica. Esse sistema foi desenvolvido na metade do século 20 e deve atender às novas necessidades relacionadas ao crescente consumo de energia e ao atendimento da demanda com segurança e qualidade.

Está acontecendo uma migração dos sistemas elétricos para redes inteligentes, que requerem o desenvolvimento de testes e simulações computacionais, o que é possível por meio da modelagem matemática dos sistemas de distribuição, principalmente das Linhas de Transmissão (LTs) de energia. A temática foi objeto de estudo de Dissertação do Programa de Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí, em pesquisa da mestre Andressa Tais Diefenthäler. Ela realizou a modelagem matemática de segmentos  da rede de distribuição primária de energia elétrica a partir de dados reais, analisando informações de duas concessionárias da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul para a obtenção dos resultados. 

Além disso, o estudo contribuiu para a validação de um conjunto de modelos matemáticos de LTs de energia elétrica, buscando determinar qual é o modelo matemático mais adequado para a representação e simulação de linhas curtas em sistemas elétricos de média tensão, que possa ser utilizado pelas concessionárias de distribuição de energia. 

O trabalho está publicado como “Modelagem Matemática de Linhas de Transmissão Baseada em Dados Reais da Rede de Distribuição Primária de Energia Elétrica”. Confira na íntegra neste link.

Andressa foi bolsista do curso de Mestrado em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí com dedicação exclusiva. Ela trabalhou dois anos neste projeto: “o trabalho de pesquisa é, por vezes, um trabalho solitário, mas recompensador, que possibilita o desenvolvimento da autonomia. Foi uma experiência com muitos desafios, enriquecedora, que me possibilitou conhecer novas áreas do conhecimento correlatas à Matemática (que é a minha formação), associando conhecimentos teóricos com situações e problemas reais que estão ao nosso redor e exigem soluções. É claro que muitas vezes não obtemos os resultados esperados nas pesquisas que realizamos, mas também é nisso que consiste o ser pesquisador, um movimento de tentativa-erro-acerto”, explica a pesquisadora.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.