Doutorado em Modelagem Matemática e Computacional está com inscrições abertas para Projetos vinculados aos setores empresarial e industrial - Unijuí

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional está com inscrições abertas para Processo Seletivo para estudante de Doutorado com projeto de pesquisa que contemple a resolução de um problema de pesquisa vinculado ao setor empresarial/industrial brasileiro. As inscrições para o Processo Seletivo, são de 1º à 15 de setembro de 2020.

Para este edital estão sendo oferecidas 02 vagas e 02 Taxas Capes. o projeto de Pesquisa deve contemplar: a proposta de resolução de um problema de pesquisa vinculado no setor empresarial/industrial brasileiro; a justificativa da escolha do tema; os objetivos da pesquisa; a metodologia a ser seguida; e uma bibliografia preliminar.

A documentação necessária e as etapas do processo seletivo estão disponíveis no Edital 07/2020, na página do Programa. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: ppgmmc@unijui.edu.br  ou pelo telefone (55) 3332 0205 ou (55) 3332-0200 – Ramal 3408.

Mais sobre o Programa

A Modelagem Matemática e Computacional é uma área científica que usa amplamente a Matemática e a Computação Científica e está orientada ao aproveitamento de métodos matemáticos e computacionais para a elaboração de modelos matemáticos buscando soluções para problemas atuais nas mais diversas áreas do conhecimento. O Programa da Unijuí tem como objetivo principal utilizar a modelagem matemática como temática fundamental em suas Dissertações e Teses para a melhoria dos processos produtivos, em especial, no setor agroindustrial da região e do país, além da formação de profissionais nessa área para atuar no ensino superior e em empresas como docentes/pesquisadores e cientistas.

Diferentes temáticas são focos de pesquisa no PPGMMC tais como: identificação de sistemas, sistemas dinâmicos e controle de sistemas mecânicos nas engenharias, armazenamento e secagem de grãos, redes de sensores sem fio e planejamento de redes inteligentes (i.e., smart grids), robótica móvel, problemas que envolvem otimização, melhoramento vegetal, fisiologia de plantas cultivadas, produção de novos materiais para engenharia, controle e automação de sistemas, solução de integração em aplicações empresariais, microeletrônica, entre outros. Maiores informações sobre as temáticas desenvolvidas podem ser encontradas a direita, nesta página, no link Grupos e Projetos de Pesquisa. Confira mais detalhes na página do Programa.