Modelagem Matemática e Computacional: a busca pela melhoria dos processos produtivos da região e do país - Unijuí

Modelagem Matemática e Computacional: a busca pela melhoria dos processos produtivos da região e do país

                

A Modelagem Matemática e Computacional é uma área científica que está orientada ao aproveitamento de métodos matemáticos e computacionais para a elaboração de modelos buscando soluções para problemas atuais nas mais diversas áreas do conhecimento. O Programa da Unijuí tem como objetivo principal utilizar a modelagem matemática e computacional como temática fundamental em suas Dissertações e Teses para a melhoria dos processos produtivos, em especial, no setor agroindustrial da região e do país, além da formação de profissionais nessa área para atuar no ensino superior e em empresas como docentes/pesquisadores e cientistas.

Atualmente é utilizada em diversos problemas aplicados e diferentes temáticas são focos de pesquisa no PPGMMC, tais como: identificação de sistemas, sistemas dinâmicos e controle de sistemas nas engenharias, armazenamento e secagem de grãos, redes de sensores sem fio e planejamento de redes inteligentes (i.e., smart grids), robótica móvel, problemas que envolvem otimização, melhoramento vegetal, fisiologia de plantas cultivadas, produção de novos materiais para engenharia, controle e automação de sistemas, solução de integração em aplicações empresariais, inteligência artificial, data mining, microeletrônica, entre outros. 

Segundo a coordenadora, professora Airam Sausen, a atuação do Programa é ampla, podendo profissionais de diversas áreas do conhecimento realizarem pesquisa, sendo das áreas de exatas e engenharias e também de agronomia, ciências econômicas ou contábeis, por exemplo. “Nós temos diferentes professores especialistas em diferentes áreas do conhecimento que trabalham em conjunto com suas especificidades na produção de novos conhecimentos trabalhando com problemas complexos integradores e interdisciplinares. Também é importante ressaltar que muitos dos estudos buscam soluções de problemas regionais e também do país”, observa.

Linhas de pesquisa

Inscrições

Desde o dia 08 de setembro o Programa estará com inscrições abertas para a nova turma dos cursos de Mestrado e Doutorado. Confira todos os detalhes na página do Programa, neste link.

O curso de Doutorado prevê a oferta de 10 vagas anuais e está estruturado em 48 créditos, sendo 16 créditos em Disciplinas Obrigatórias (totalizando 5 disciplinas); 24 créditos em disciplinas de Pesquisa Aplicada, que compreende as disciplinas de Trabalho de Pesquisa I, II e III, Seminário de Tese, Exame de Qualificação e Trabalho de Tese; 8 créditos em Disciplinas Eletivas que correspondem a 4 disciplinas a serem escolhidas pelo aluno/orientador a partir de um rol de 28 disciplinas disponíveis no Programa. 

O curso de Mestrado prevê a oferta de 25 vagas anuais e está estruturado em 32 créditos, sendo 16 créditos em Disciplinas Obrigatórias (totalizando 5 disciplinas); 10 créditos em disciplinas de Pesquisa Aplicada, que compreende as disciplinas de Trabalho de Pesquisa I, Seminário de Dissertação, e Trabalho de Dissertação; 6 créditos em Disciplinas Eletivas que correspondem 3 disciplinas a serem escolhidas pelo aluno/orientador a partir de um rol de 28 disciplinas disponíveis para o Programa.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.